Canatiba e Rhodia apresentam primeiro denim biodegradável do mundo

Na última quinta-feira, a 46ª edição da Casa de Criadores contou com uma inovação têxtil na passarela. Em parceria com a Canatiba, a Rhodia, empresa do Grupo Solvay, apresentou o primeiro jeans desenvolvido a partir de poliamida biodegradável do mundo e 100% reciclável. A coleção confeccionada com o Bio Eco Soul Denim teve looks assinados pela estilista Heloisa Faria.

O fio, intitulado Amni Soul Eco®, entra no mercado jeanswear agregando benefícios como leveza, conforto térmico, toque interno macio, respirabilidade e rápida absorção de umidade. Além da biodegradabilidade, a poliamida também traz funcionalidade ao jeans, com as propriedades de secagem rápida e facilidade de manutenção, pois a peça não precisa ser passada.

“Estamos muito felizes com esta parceria com a Canatiba. Ela representa nosso comprometimento conjunto no desenvolvimento de uma moda brasileira sustentável e inovadora. Temos certeza que a qualidade do denim Canatiba aliada com a poliamida Amni Soul Eco será um sucesso”, disse Renato Boaventura, Vice-Presidente Global de Poliamidas e Fibras do Grupo Solvay.

A coleção assinada por Heloisa Faria tem referência nos anos 60, com shapes extremamente volumosos, misturados com cortes de alfaiataria. A lavagem do jeans segue uma linha anos 90, lisa e limpa, trabalhando o tom de jeans natural.

“Desenvolver essa coleção foi uma experiência nova, me senti muito livre para criar, porque minha principal inspiração foi o denim biodegradável. O toque e o caimento dele me encantaram. No momento que eu o vi, eu sabia que queria fazer algo volumoso e grande”, completou Heloisa Faria.

A coleção contou ainda com a parceria da CHT, empresa química com soluções inovadoras para a lavagem do jeanswear. Dois produtos foram utilizados: o organIQ, primeiro agente de branqueamento puramente orgânico e completamente biodegradável para jeans, com sistema Inteligente baseado em ácidos orgânicos, sem metais pesados e cloro.

Outro produto utilizado foi o Tubingal Rise, um amaciante inovador, alinhado com o conceito de economia circular, feito a partir de silicone reciclado e emulgadores renováveis, trazendo muito mais sustentabilidade ao processo de lavanderia do jeans.

Fonte: Redação | Fotos: Agência FotoSite