João Pimenta ressalta as fibras de algodão em uma coleção totalmente artesanal e sustentável

Buscando inspiração nas fibras de algodão, o estilista João Pimenta levou à passarela do SPFW um excelente trabalho autoral para sua linha feminina, em parceria com o Movimento Sou de Algodão.

Peças românticas, com volumes, bordados delicados e um mix interessante de listras em diferentes tamanhos chamam atenção nos looks da temporada. Os shapes das saias e vestidos passeiam entre o godê, trapézio e franzidos, em produções que aliam conceito de moda ao hand made e que podem ser usadas em qualquer ocasião.

A cartela de cores tem início com os terrrosos valorizando o tecido cru, natural e vai evoluindo para o marrom, telha, urucum, verde, azul vivo, além do lindo tom de rosa, amarelo ovo e preto. As flores aplicadas feitas pela cooperativa Bordana revelavam toda a delicadeza das peças.

Entre os tecidos surge o mix de latex vegano vindo da Amazônia, malhas de algodão, tricolines e a sarja que pode ser vista em pantalonas com trabalhos desconstruídos em viés, tops, blazers, vestidos e saias que mesclam diferentes tons.

Para a sua moda festa, o estilista utiliza o denim com aspecto de alfaiataria em cores mais claras e limpas, nos vestidos longos juntamente com capas que ganham mangas bufantes ou com vazados, além de blazers e saias rodadas. Trata-se do artigo Absolut Eco da Vicunha, lançamento de sua mais nova linha de denim sustentável, onde há uma redução de até 95% no consumo de água e até 90% no consumo de químicos, com a utilização de matéria-prima reciclada. Essa linha é feita a partir da reutilização de resíduos do processo produtivo e sobras de fios, que são desfibrados e retornam para a fiação. O diferencial está também na ausência de tingimento, economizando água e químicos. O tecido traz aspecto rústico, com efeitos de neps aparentes e sutis irregularidades.

O estilista também utilizou as sarjas em 100% algodão, Cristal, Cedrobrim, Chino e String da Cedro Têxtil, além de trabalhar ainda com a Canatiba e Santanense Sportwear.

Vanessa de Castro | Fotos: Zé Takahashi / Agência FotoSite