Tolerância, união, amor e muito jeans no desfile de Ronaldo Fraga

Há tempos que Ronaldo Fraga não cria somente roupas para usar. Ele faz a gente pensar, fala sobre minorias, problemas sociais, sobre o nosso rico país, sustentabilidade, poesias, artistas…..tudo é motivo de inspiração para sua moda autoral, no gender, sem estações pré-definidas, uma moda que une, abraça, acalenta e transforma pessoas.

Nessa edição do SPFW o estilista trouxe o tema “A Colina da Primavera” que se debruça sobre o conflito entre palestinos e israelenses, a vontade de unir judeus e árabes e, que abrange também todos os povos, idades, religiões, gêneros e estilos.

Numa mesa ao centro da passarela todos desfrutavam de um banquete em harmonia onde há tolerância pelas diferenças. “O desejo dessa coleção é colocar diante de todos uma mesa posta. Ainda que briguem pela autoria de um ou outro prato, como acontece com judeus e árabes requerendo a paternidade do Homus, o importante é que as pessoas deixem as armas no chão, sentem-se lado a lado, comam, bebam, amem e coloquem o amor acima de qualquer diferença”, afirma Ronaldo.

E para coroar toda essa história nada melhor do que o nosso democrático jeanswear que atravessa temporadas, gerações, invade todos os estilos e pode ser usado em qualquer parte do mundo.

Ronaldo valorizou o denim premium, com toque suave e, brilho, somente amaciado e que surge com vazados, costuras aparentes e pregas na blusa e calça jogger dos homens, nos vestidos amplos que ganham bordados artesanais ou no modelo evasê e macacão com desenhos em silks estampados como se fossem uma obra de arte. Estampas étnicas permeiam a saia longa com mistura de tecidos.

Símbolos religiosos, folhas e frutas em vazados com telas podem ser vistos em diferentes modelos, sempre com formas amplas. Transparências em tecidos nobres juntam-se ao denim. Para eles, há ainda o aspecto desfeito de costuras e desfiados em um quebra-cabeça de modelagens.

Rendas, viés listrados, bordados de estrelas e flores, poás e técnicas de lavanderia como respingos de tinta como flocados, agregam ainda mais valor às peças. Destaque ainda para o white denim do vestido evasê e do macacão masculino, com efeito splash em diferentes tons de azuis.

Por fim, Ronaldo ainda surpreende com um lindo trabalho de passamanaria no denim e que pode vir também com mistura de estampas em peças totalmente artesanais. É o jeans como protagonista de uma coleção rica pela sua história, conceito, design e amor pela moda.

Fonte: Vanessa de Castro | Fotos: Zé Takahashi / Agência Fotosite