A importância dos lançamentos das tecelagens

Os eventos dos lançamentos das tecelagens que acontecem sazonalmente trazem as inovações dos tecidos e mostram as inúmeras possibilidades dentro das lavanderia e acabamentos. Diz Gilles Lipovetsky que, nesse mercado efêmero da moda, é mais do que necessário se atualizar. Fato. E principalmente, estar à frente das principais tendências no mercado jeanswear. Todo e qualquer produto denim para ser confeccionado passa por pelo menos dez processos na costura, cinco na lavanderia e por inúmeras etapas na logística até chegar ao consumidor final. Não é à toa que o segmento traz uma expertise essencial: a customização ou beneficiamento na lavanderia industrial, como assim preferirem, a qual é a uma das grandes protagonistas tanto no denim quanto na sarja color.

Para confeccionar um produto denim, é imprescindível que se tenha conhecimento e o maior grau de informações sobre os tecidos que serão utilizados nas coleções e nos desenvolvimentos. Por isso, os lançamentos em formatos de evento das tecelagens se tornam essenciais para todos que trabalham na criação, confecção, produção, beneficiamento e vendas do segmento jeanswear e color.

Geralmente ambos lançamentos acontecem numa mesma semana, que consideramos a Semana Jeanswear com os previews das tecelagens para as próximas estações. Tão importante quantos os lançamentos, são as programações e circuitos de palestras e debates que cada tecelagem organiza. Todo e qualquer conteúdo para esse mercado se torna muito relevante. Além disso, o networking que é gerado é o grande diferencial dessas semanas, inúmeros empresários e designers de todo o país se encontram a fim de trocar experiências e informações sobre o mercado.

Via de regra, os lançamentos que envolvem super eventos trazem um certo aquecimento do mercado e um entusiasmo extra aos empresários. Vale salientar do feedback que as tecelagens têm, uma vez que, sempre é necessário ouvir mais o cliente e compreendê-lo. É uma relação que tem que ser construída com confiança e muito próxima para entender as necessidades do cliente e de toda a cadeia produtiva que envolve o desenvolvimento de um produto denim.

Tais investimentos pensam na produtividade e reavaliam a entrega dos valores para os clientes com o foco em encantar consumidores, quebrar ruídos de comunicação entre estilistas, designers, modelistas, confeccionistas, lavanderias e customizadoras e empresas de tecnologias e produtos químicos. Além de, facilitar o acompanhamento de resultados, favorecendo a integração da cadeia produtiva.

FONTE: Juliana Medina | Foto: Equipe Guia JeansWear