A moda além da moda: Com realidade aumentada, Cedro Têxtil apresenta nova coleção

Entender a moda como um processo amplo foi o impulso necessário para a Cedro dar uma nova cara à sua identidade e chocar, no bom sentido, com um mix de estilo e tecnologia. Entre as araras que exibiam as novidades da empresa e os manequins vestidos de denim, a tecelagem inovou ao trazer para a moda o conceito de realidade aumentada, mostrando que o futuro está no aqui e agora.

Com o auxilio do celular e o aplicativo – “Cedro realidade aumentada”, foi possível ver com o recurso da câmera fotográfica, projeções em vídeos, efeitos visuais, imagens do casting selecionado para o editorial e todas as informações da nova coleção da fabricante, e tudo isso no próprio book, proporcionando uma experiência única aos visitantes. Além disso, um manequim virtual “surgia como mágica” do chão para posar em fotos com o público presente.

“Há cinco anos, quando toda a equipe de estilo se reuniu, a primeira pergunta foi, ‘qual será nossa estratégia?’. Nós vamos seguir exatamente o mercado ou vamos trabalhar e mudar essa imagem, tentando construir uma coisa nova, aproveitando que estávamos com equipamentos novos? A nossa opção foi essa, não seguir ninguém e fazer uma pesquisa de mercado mesmo, no sentido de entender comportamentos e a partir disso criar as novas coleções”, explica o estilista Eduardo Paixão, responsável pelo relacionamento e identidade visual da marca.

O entendimento do público foi fundamental para trazer a Cedro até esse momento atual. “A gente entendeu que não estávamos falando para os empresários e os donos de confecções apenas. Nós estávamos falando em primeiro lugar para os estilistas, que são pessoas extremamente bem informadas, que viajam e que querem ver aquilo que elas estão pesquisando confirmadas em um lugar, então essa foi a nossa resposta. Confirmar tudo o que está sendo visto em um âmbito muito maior do que a moda, pois a moda por si só não diz muita coisa. Ela é muito mais ampla, é comportamento, um mood do momento, o talento como um todo. Tentamos humildemente fazer isso, e sabemos que tem muita coisa para ser feita, mas o caminho é esse”.

O resultado é a coleção para o Inverno 2019“Impulso”, que marca os avanços da cadeia têxtil e do mundo em geral. De acordo com Eduardo, a Cedro trabalha a questão das inovações há mais ou menos três anos. “Para esse book especificamente, pensamos muito nesse impulso, que deu origem ao nome da coleção, principalmente no universo do jeans, que é uma coisa tão antiga, mas sempre presente e que se presta a todo tipo de inovação. Nossa ideia é tratar todos os aspectos: ele é do ramo da física, ele é criativo, é artístico, está presente no âmbito esportivo. Tem a pegada das cores, mais vibrantes, é tudo muito luminoso e tem a interação com a inteligência artificial, então essa foi a nossa base de criação”, ressalta.

Em relação aos lançamentos – ao total são 12 novos artigos, o estilista conta que a Cedro tem buscado privilegiar e priorizar cada vez mais o conforto das peças, ampliando a linha com o T400, ou com construções cetim e sarja clássica. Entre os lançamentos da marca está o Azure, com 97% algodão + 3% elastano. Eduardo conta que esse é um tingimento que a empresa já possuía, com um sobretingimento de tonalidade de azul, feito com preto ou tons mais terrosos. “No avesso dele temos uma tonalidade de azul mais claro, indicado para peças com puídos”.

O Akanni, outra novidade da coleção “Impulso”, é uma base nova, com flame bem suave. “É interessante observar a questão do toque também do tecido, é macio, tem cor, e mesmo assim é possível rasgar, fazer um puído aberto, graças a resistência por ser um artigo estruturado”, indica o estilista.

Ampliando a linha de 100%, estão o Loki e o Tibre, cada um com um tingimento diferente. “Mantemos a ideia de um 100% versátil em termos de tingimento, esse é um tipo de artigo utilizado mais em shorts, bermudas masculinas, com cortes mais amplos. Esse tecido favorece essas peças e também o ‘mom jeans’, um fit que está bombando na europa”.

Para os coloridos, a aposta é um artigo também em T400. “Lançamos um artigo campeão, que é o Balance, introduzimos o T400 nele também, dando origem ao Duo Balance, com uma estrutura bem desenhada, flamê mais longo, mais o power e o conforto do T400″.

Para as parcerias, Eduardo explica que a partir desse lançamento, as ações serão reforçadas com as lavanderias regionais. “No Ceará por exemplo, nós vamos fazer um evento como já fizemos no ano passado, onde reunimos algumas lavanderias da região e mandamos as peças confeccionadas para eles, que devolvem com efeitos diferenciados explorando as características dos tecidos, depois fazemos um evento juntos, expondo essas peças e apresentamos para as marcas da região. Nas outras regiões, como Pernambuco, utilizamos uma estratégia mais direcionada, que é uma visita com todos os estilistas e representantes das praças onde fazemos uma apresentação, levando até mesmos os modelos, e tem dado um resultado bem efetivo. Além disso tem os eventos, que a gente pretende participar”, finaliza o estilista.

Confira a listra completa com os novos produtos

Elastizados

Arsenal
Akanni
Azure
Dewi
Duo Balance (tecnologia Xtra Life)
Duo Dark Plus (tecnologia Xtra Life)
Duo Navy Plus (tecnologia Xtra Life)
Sila

Não elastizados

Loki
New Cotelê
Tibre
Uno Max

Fonte: Kessy Christine | Fotos: Equipe Guia JeansWear