Anos 50 inspira Lenzing e Saitex para coleção denim com tencel e refibra

Não seria incrível se todo algodão descartado pelas indústrias, pudesse ser recuperado e transformado em qualquer aspecto imaginável? Pois foi pensando nesse desafio, que a Lenzing Fibers lançou sua mais recente colaboração com a Saitex e o designer Pawan Kumar. Entre plissados glamourosos, blacks resinados, e jeans com jeitão Vintage a coleção cápsula intitulada “Midnight Blues” se propõe a provar que o denim pode ser belo, versátil e sustentável. De acordo com Tricia Carey, diretora global de negócios e desenvolvimento da Lenzing Fibers, é com essa intenção e no esforço e apologia à economia circular que a companhia desenvolveu o mix.

Midnight Blues é caracterizada por peças confeccionadas com tecidos cuja composição mesclam Tencel Lyocel e a tecnologia Re-fibra – a qual resgata algodão descartado de operações industriais para uma nova vida. A fabricante Vietnamita Saitex, recentemente condecorada pelas certificações eco-friendly Bluesign e LEED, foi quem produziu as peças. Entre os méritos que contaram para a escolha da empresa, constaram praticas envolvendo o uso de equipamentos que tornam o beneficiamento um processo mais eficiente do que as convencionais. Também a redução sensível do uso de eletricidade e carvão nas dependências – graças à secagem do ar, uso de energia solar e adoção de processos mais sustentáveis.

Nas formas que marcam o estilo da coleção, predominam inspirações ligadas ao esplendor da natureza, e à sofisticação urbana – com referências na atitude glamourosa dos anos 50. Midnight blues desdobra-se em três subtemas: Enigma floral, com peças florais; tons clássicos inspirados na cartela da década, e listras plissadas: um consenso no design moderno da década. A coleção cápsula inclui jeans, vestidos, t-shirts, jaquetas e blusas tanto para homens quanto mulheres. Em acréscimo ao núcleo de peças em denim, ítens em tricô e malha foram produzidos por outros fabricantes como Artistic Mills, Milliners, Barutcu, Blue Diamond, Candiani, Cone Denim, Hallotex, Orta, Prosperity, Royo, Textil Santaderina e Tintex.

Nossa equipe conferiu as peças de perto, confira as imagens capturadas com exclusividade na Kingpins.

Fonte: Vivian David | Fotos: Equipe Guia JeansWear