Bangladesh Denim Expo sinaliza adaptação do mercado à moda circular

Transformar a indústria RMG (ready made garments) nos moldes da economia circular, de acordo com a mais recente edição da Bangladesh Denim Expo, é uma questão de sobrevivência. Durante a mais recente edição do evento bianual, que teve sua décima edição em Dhaka, entre os dias 2 e 3 de maio, o tópico circularidade para uma industria denim mais sustentável foi o foco principal.

Cerca de 4.958 convidados de 51 países diferentes compareceram para conferir os lançamentos de 63 expositores de países como Alemanha, Estados Unidos, Turquia, Itália, Singapura, Espanha, Paquistão Japão, China e India. Na lista de participantes, constaram nomes como as tecelagens Bossa, Artistic Milliners, Asutex, Orta, Naveena e a brasileira Vicunha.

Já no agrupamento de químicos, Officina+39, CHT, Garmon e GDS Chemicals ilustram a dimensão da feira. Na exposição, o tópico circularidade foi colocado como um tema positivo, que vai trazer mudanças favoráveis para toda a gestão da cadeia de suprimentos do denim e das industria do vestuário.

A moda circular prevê um novo futuro para a industria onde as roupas e acessórios são desenhados de modo a não envolver microfibras e produtos perigosos. O sistema é regenerativo, no qual as roupas estão aptas a circular com máximo de valor retendo-o pelo maior tempo possível antes do seu retorno no sistema seja pelo reuso ou pela reciclagem.

De acordo com Mohuddin Rubel, diretor executivo da Bangladesh Apparel Exchange, a circularidade foi eleita como tema desta edição do evento porque é um dos tópicos de está forçando maior pressão na industria denim e do vestuário atualmente.

Entre as mudanças que esta pressão está gerando em busca da sustentabillidade, de acordo com os debates e talks que transcorreram durante o evento, a mais significativa consta na migração da industria dos produtos altamente manufaturados para os básicos. Outro desafio que está se colocando para o país, é o encarecimento da sua produção devido à volatilidade dos preços tanto nos materiais brutos quando nos químicos disponíveis no mercado global.

A área Trend Zone apresentou expansão. Nela, a temática da moda circular também impactou, fazendo um chamado às texturas e à engenharia dos recortes favoráveis à moedagem do reaproveitamento.

Fonte: Vivian David | Fotos: Divulgação