Brasil Eco Fashion Week destaca novas formas pensar a moda

O Brasil Eco Fashion Week (BEFW) chega em sua terceira edição entre os dias 16 e 18 de novembro, no espaço Unibes Cultural, em São Paulo. A expectativa é que o evento, realizado de maneira gratuita e aberta ao público, reúna mais de cinco mil pessoas de todas as regiões do país.

A intenção é criar uma plataforma para impulsionar marcas, profissionais, pesquisadores e iniciativas de moda, comprometidas com as práticas de responsabilidade socioambientais e culturais. O BEFW é considerado o maior encontro de moda e sustentabilidade da América Latina.

Ao todo, serão 70 palestras, talks e oficinas práticas realizadas durante a próxima edição do evento. A programação divide conteúdos entre os espaços Conhecer, Fornecer e Amazônia.

O evento contará com debates sobre como a indústria da moda pode implementar melhores soluções ​​em toda a cadeia produtiva, abordando temas transversais como “Moda, identidade e floresta em pé”. O assunto, inclusive, será debatido em painel com a presença da ex-senadora Marina Silva, e “Cálculo de Emissões de Carbono para a Moda”, oferecido pela agência Way Carbon.

Além disso, serão debatidos temas como: plataformas para a colaboração e transparência na moda, diversidade e descentralização nas equipes, Economia Afetiva, ativismo como ferramenta de transformação, técnicas de tingimento natural, o novo varejo para a moda consciente, entre outros. Haverá ainda uma demonstração especial de teares tradicionais Huni Kuin, por duas mestras indígenas, vindas do Acre.

Vale destacar que o Brasil Eco Fashion Week também será palco de 18 desfiles. Entre as marcas que se apresentarão nas passarelas, está a paraibana Natural Cotton Color, a upcycling Comas, Ahlma, de André Carvalhal, autor do livro “Moda com Propósito”; e novidades como a multimarcas consciente Bemglô, de Glória Pires e Betty Prado, a biblioteca de roupas, Roupateca, e talentos autorais como Helena Pontes e Eneas Neto.

O BEFW terá ainda espaços de venda no Mercado Eco e Espaço Amazônia, com mais de 60 marcas expositoras, indo desde a franco brasileira VERT, à porto-alegrense Brisa SlowFashion, e as mochilas com ilustrações indígenas autorais da Bossapack. Outras novidades é o Espaço Beleza, que oferecerá cosméticos veganos, orgânicos e naturais, a exposição de agrofloresta têxtil, apresentada pela startup FARFARM, e a presença de uma curadora internacional de marcas, representante da Milão Fashion Week.

As inscrições para o evento estão disponíveis no site befw.com.br, onde também é possível conferir a programação completa.

Fonte: Redação | Foto: Divulgação