Calcinha menstrual uma alternativa para diminuir a produção de lixo

Geralmente começamos a montar o look pelas peças principais, mas durante o ciclo menstrual esse pensamento muda. É totalmente desconfortável pensar que seu jeans favorito pode ser manchado, ou que o absorvente está marcando a peça. Sem falar que realizar atividades físicas sem se preocupar passa bem longe, diferente dos comerciais de tv, onde as mulheres sempre estão impecáveis no período.

Durante o Brasil Eco Fashion Week, conhecemos um pouquinho sobre a Herself, uma marca nacional que produz calcinhas absorventes, com uso de uma tecnologia limpa e segura. Preocupada com questões ligadas ao descarte descontrolado de toneladas de lixo que afetam o planeta inteiro.

A empresa começou quando duas estudantes de Engenharia Química da UFRGS, Raíssa Kist e Nicole Zagonel, resolveram participar de um edital para projetos de impacto socioambiental, e pensaram: “Por que seguir reclamando, insatisfeitas com o cenário em que estamos, se podemos tentar fazer a diferença juntas?”. A tecnologia já existia lá fora, mas as meninas pensaram em como compartilhá-la com as brasileiras.

O projeto traz a preocupação de causar o menor impacto possível na natureza, e produz uma evolução no mercado, que agora precisa se diversificar e oferecer soluções mais ecológicas às consumidoras. Além disso, falamos de um produto nacional, feito com tecnologias brasileiras e feito diante de uma pesquisa com mais de 800 mulheres pelo país. Em abril de 2018, a Herself lançou seu e-commerce, com os modelos Ceci (fluxo leve e moderado), Frida (fluxo moderado e intenso), e Zuzu (fluxo intenso).

O tecido utilizado no produto consegue absorver o equivalente de 2 a 4 absorventes, de acordo com o modelo, sem marcar nas roupas, e promete 12 horas de uso e absorção sem odores e vazamentos. As calcinhas aguentam até 48 lavagens funcionando com 100% de absorção, evitando o descarte de mais de 200 absorventes, que equivalem a 3 kg de lixo.
Mas e você? Já pensou em aderir a essa alternativa?

Conheça a linha completa da Herself, em: https://herself.com.br

Fonte: Beatriz Fleira | Fotos: Herself