Como chegar às macrotendências mundiais que podem ser inseridas no mercado fashion

Um dos assuntos abordados durante a última edição do Senac Moda Informação, que aconteceu no mês de abril, em São Paulo, foi a pesquisa de moda sobre macrotendências estéticas e conceitos criativos trabalhados por Iza Dezon, consultora de Research & Future Insights da Peclers Paris.

Segundo Iza essa pesquisa é global e pode inspirar novos produtos e materiais em diferentes segmentos e começa através de papeis, borders, pedaços de tecidos e cartela de cores reunidos juntamente com diversos estilistas. É dessa miscelânea de referências que nasce o Caderno Inspirations de macrotendências, que atualmente traz como foco os indivíduos. São três temas centrais:

Sem Filtro

Trabalha a beleza real que rompe padrões e outras relações com a imagem das pessoas. Aqui surgem a delicadeza, gentileza, afinidade e empatia que celebram imperfeições. Entram nesse tema ainda a hiperatividade, a correria e a ansiedade que não deixam as pessoas relaxarem. Dentro desse contexto algumas imagens convidam as pessoas a se soltarem, isso é necessário e importante.

No Estilo Pré-Digital os anos 90 voltam com tudo, onde há uma vontade de ser menos perfeito. Aqui entram a desconstrução de conceitos do que é somente feminino ou somente masculino, a beleza diferente. Aqui a pele também pode servir de inspiração trazendo suas texturas e imperfeições; O corpo é livre e server de inspiração para o sexy em novos volumes e proporções. Já a Imperfeição Sofisticada traz um novo olhar sobre o luxo, onde ele pode ser desconstruído em novos produtos criativos.

Aventuras Terrestres

Trabalha com a empatia unindo a reconexão com a natureza e sua sobrevivência e a busca por lugares que sejam quase extraterrestres, distantes e estranhos. Aqui entram a preocupação com a reciclagem do plástico e o mimetismo digital como um oceano produzido por um computador.

A Leveza 2.0 busca inspiração nos tecidos tecnológicos ou naturais e reciclados, ergonomia, conforto e a beleza desses materiais inteligentes. Aqui a Biomimética Vegetal traz referências na natureza e a malha é importante por sua anatomia que gera conforto, maciez e novas cores ou texturas inesperadas de lugares distantes. Os conceitos de outdoor e athleisure invadem o cotidiano de maneira sofisticada.

Moderno com Causa

Atualmente os jovens têm alguma causa a discutir, seja por questões de gênero, política, meio ambiente….e aí volta a importância do coletivo e os produtos destinados à essas pessoas, simplificando os horários de trabalho ou reunindo em um só local diferentes profissionais em espaços compartilhados. Há uma tentativa de melhorar e suavizar o cotidiano onde as ideias valem mais do que as coisas.

Fonte: Vanessa de Castro | Fotos: Renato Souza – Soul Arts