Cores e acabamentos autorais na feira Denimsandjeans Vietnã

Todos os eventos do fashion business voltados para o universo do denim apontam para uma só direção: sustentabilidade. Mas cada um, busca uma estética singular para afirmar-se como autoral. A galeria de texturas, efeitos splatter e customizações evidenciada pela 4º edição da feira Denimsandjeans, que aconteceu entre os dias 12 e 13 de junho na cidade Ho Chi Minh, no Vietnã, legitima essa afirmação.

 

A apologia à sustentabilidade nos processos do denim, mencionada pelo tema “ABSOLUTE SUSTAINABILITY INTO DENIM PRODUCTION PROCESS”, foi abordada através da ênfase em alquimias, experimentações, cores e pegada artesanal definindo as principais tendências para a temporada de Inverno 2021.

A lista de expositores incluiu tecelagens como Artistic Milliners, Naveena, Prosperity Textiles e Foratex, além de fabricantes de produtos químicos, como Archroma, e fornecedores de fios de elastano, como Hyosung. Compradores de todo o mundo incluindo Hong Kong, China, Tailândia, Malásia, Estados Unidos, Cambodia, Dubai, Países Baixos, Alemanha, Japão, Coréia, Índia e Bangladesh visitaram a feira.

O patamar do evento é ilustrado também, por alguns nomes influentes que constaram entre os 175 compradores registrados; entre eles Gap, Walmart, Hermes, Target, MGF, H&M e Uniqlo, e pela presença de fabricantes de roupas e compradores relevantes como Saitex e Aurora.

Na área Trend Zone, o evento agrupou quatro diferentes tópicos. My Mother Earth, enfatizou os tons terrosos, o look safári, e os bolsos funcionais como solução para o look urbano. My Creations, por sua vez, sublinhou a importância da relação da arte e jeans autoral para o segmento, destacando efeitos splatter e modelagens influenciadas pela lógica upcycle.

Já o My Other Colors, explorou o mix colorido envelhecido que promete ser forte na estação, enquanto o tema My Special Washes abordou a criatividade nas lavagens, destacando principalmente os acabamentos manchados e com reserva.

A proposta de inspirar a industria também foi reforçada, pela apresentação do desfile de uma coleção desenvolvida pela marca de roupas Vietnamita AO DAI em parceria com as tecelagens Prosperity Textile e TCE Denim. Seminários e painéis de discussões integraram a programação da feira com uma lista de palestrantes experts do setor. Entre eles, Stefano Aldigheri, que falou dos esforços que tem sido realizados para levar a sustentabilidade para todas as etapas da produção.

O fundador da Prosperity Textiles, Leo Too, compartilhou suas experiências ligadas à sustentabilidade, vivenciadas nas fábricas da Prosperity nas sedes de Quanh Ning, Vietnam e Shaoguan, na China. Destaque também para a participação de Jordi Juani, da Jeanologia, que falou sobre o crescimento através da produção do Denim sustentável; e Sandeep Agarwal, idealizador do evento Denimsandjeans.

Entre os lançamentos apresentados na Denimsandjeans, destaque para a participação da Officina+39. que enfatizou o método de tingimento com foco no colorido vintage NEBUDYE, obtido através de nebulização.

Também o Smart Bleach, que reproduz o aspecto bleached com redução de 90% no uso de água e a possibilidade e descarta o uso do permanganato, substituindo-o pela enzima NOVASTONE NEBU, que é mais segura e possui a certificação NovozymesDeniSafe®. A alquimia, pode ser realizada com um neutralizador biodegradável, o REDUCER KM ECO.

O próximo local que sediará o evento será Índia e Japão, respectivamente. Na índia, o evento está programado para acontecer nos próximos dias 17 e 18 de julho. Já a edição que deverá acontecer no Japão, está prevista para os dias 4 e 5 de março, em Tóquio.

Fonte: Vivian David | Fotos: Divulgação