Damyller fala sobre sustentabilidade e força da marca

A marca Damyller investe na proposta de moda ecológica, uma tendência global que começa no momento em que o consumidor busca transparência sobre o que está vestindo. Em sua linha Ecodamyller, são produzidos jeans sem a necessidade de descarte da água. A proposta da marca é mostrar ao público que quando se trata de meio ambiente poupar água é pensar no futuro.

Essa inovação pode parecer impossível, mas foi colocada em prática, graças a tecnologias próprias que eliminam o uso de substâncias nocivas à natureza. A marca conta com aparelhos que realizam marcações a laser no denim, diminuindo o uso de produtos químicos, e assim reduzindo o uso de recursos naturais.

A máquina de ozônio cumpre o papel de impedir que poluentes emitidos pelos produtos químicos do processo de fabricação das peças subam para a atmosfera, além de poupar energia. E assim, a máquina laser pro elimina a necessidade de químicos no denim, praticamente zerando o impacto da produção.

Unidas, máquina de ozônio e de laser, diminuem o uso mensal de 3.3 milhões de litros de água no processo de produção de jeans, e se livram de mais de uma tonelada de produtos químicos por mês.

A linha tem concorrido entre as finalistas do Prêmio ECOERA, que está em sua 4ª edição, e já tinha vencido em 2016. A premiação busca reconhecer práticas sustentáveis. Em conversa com o Guia Jeanswear, Damylla Damiani, consultora de estilo da marca respondeu algumas curiosidades sobre o processo. Confira!

GJ: Quando tiveram a ideia de desenvolver um jeans que não precisaria descartar a água do processo de produção?

DD: “Nosso compromisso com um jeans de qualidade aliado com a responsabilidade ambiental sempre fez parte dos pilares da marca e da nossa busca constante em trazer inovação aos nossos produtos. Para isso, desde a fundação da Damyller em 1979 buscamos melhorias em processos e investimentos em alta tecnologia. Em 2018, economizamos cerca de 72 milhões de litros de água/ano e deixamos de usar mais de 100 toneladas de produtos químicos na produção das nossas peças. Chegar a um produto com zero descarte foi um desafio, pois queríamos levar para o mercado peças que tivessem todas as características de um produto Damyller, aliando qualidade, conforto com o mínimo de impacto ao meio ambiente”.

GJ: Como vocês observam a tendência de os consumidores procurarem por marcas que transmitem a imagem e oferecem produtos sustentáveis?

DD: “Acreditamos que o futuro da moda sustentável é um caminho a ser percorrido dia-a-dia, e nos preocupamos com o futuro das gerações, das comunidades onde estamos inseridos e na preservação dos recursos naturais. Os consumidores valorizam essa prática, pois entendem a importância da preservação do meio ambiente”.

GJ: Como escolheram o maquinário ideal para substituir o uso de elementos químicos? Quanto tempo levou essa pesquisa?

DD: “Anualmente estamos nas principais feiras internacionais buscando inovações tanto em maquinários quanto em produtos químicos que consigam trazer efeitos e eliminar processos na lavanderia, como por exemplo: o uso de laser e o ozônio para fazer marcações e clareamento no jeans. Hoje só trabalhamos com os químicos chamados seguros, que agridem menos o meio ambiente e são certificados”.

GJ: Pretendem expandir a linha Ecodamyller e padronizar esse tipo de produção para outros produtos da marca?

DD: Nossa prioridade sempre será nas escolhas de tecidos que possuem fibras recicladas, algodão orgânico, tingimentos sustentáveis e com menor impacto ambiental para cada vez mais aumentar essa linha dentro da nossa coleção.

GJ: Quais foram os resultados obtidos desde o primeiro dia de produção Ecodamyller até hoje, e quais as próximas metas?

DD: “Sobre os resultados ainda estamos colhendo, visto que a coleção foi recém lançada, mas já notamos que a iniciativa impactou positivamente nos nossos clientes. As próximas metas são a continuação desse processo de inovação na produção do jeans, sempre visando o menor impacto ambiental”.

GJ: A mensagem de preservação é muito importante, principalmente para os consumidores que buscam transparência de suas marcas preferidas. Como é o retorno dessa prática?

DD: “Por sermos uma empresa verticalizava, onde produzimos e comercializamos todas as peças, podemos sentir o feedback dos clientes com rapidez. Cada vez mais, as pessoas querem saber como suas roupas são feitas e a Damyller tem orgulho em poder afirmar que faz um jeans ambientalmente sustentável e totalmente produzido no Brasil”.

Além da Damyller, outras marcas começam a se reestruturar pensando em como oferecer produtos de qualidade para seus clientes. Essa visão, de pensar anos à frente do que o mercado já oferece, traz resultados positivos e fideliza o público antenado na transparência.

Fonte: Beatriz Fleira | Foto: Divulgação