Decorativismo no jeanswear do Verão 2020

Durante o Brasil Fashion Trendy, o consultor de moda Robi Spatti apresentou as principais tendências do segmento jeanswear feminino para o Verão 2020. Segundo ele, os toques artesanais no estilo folk ganham força em detalhes com bordados, pompons, galões principalmente nas laterais, aplicações de pérolas (tradicionais e coloridas), fios de lurex e do próprio denim, além de paetês. As faixas laterais continuam fazendo sucesso com franjas, metalizados ou correntes. Muito brilho e pedrarias surgem em diferentes peças com foco nos bolsos, barras, cós, traseira das jaquetas.

As calças, shorts, vestidos e saias ganham brilhos, rendas, bordados florais, animal print com desbotes e mix de estampas. Destaque ainda para a customização que algumas lojas proporcionam aos clientes, agregando ainda mais valor às peças. As jaquetas ganham efeitos degrades e as barras ainda chamam atenção pelas assimetrias, recortes a fio e, desconstruções. O mix de tecidos une o denim a artigos nobres como a seda ou ainda o algodão. Os tons azuis mais claros chegando ao délavé ganham desde efeitos used até aplicações de flores, tudo junto e misturado. Interferências a laser, rasgos e, craquelados também são trabalhados em lavanderia.

Referências mais agressivas com manchas, jateados, pinceladas no vermelho, listras douradas e galões com lurex, aplicações de metal ou desfiados, correntes estampadas através do foil, e cintos em diferentes tecidos, são importantes na temporada. O cós duplo ou triplo volta com força e muito estilo.

O chambray e fibras nobres invadem peças mais leves e, fluídas em modelagens diferenciadas como as saias e vestidos assimétricos e mix de tecidos. Pode-se trabalhar ainda a sobreposição de lavagens no blue e black e efeitos tie dye.

Destaque para os macacões em diferentes versões – dos mais justos ao estilo workwear ou pantalona, para o shape clochard com amarração que pode vir com elástico e martingales, e os camuflados mesclados aos jeans em jaquetas e calças bomber. As jaquetas ainda ganham beneficiamentos no sky bleach, patchwork em diversos artigos, rasgos e manchas. Entre os colors, rosês, lilás, pistache, rosa chiclete, verde fluo e terra.

JEANSWEAR MASCULINO

O consultor de moda Maurício Lobo apresentou as tendências para o mercado masculino, incluindo o segmento jeanswear. Destaque para as calças cargo, joggers, zíperes utilitários, camuflados, efeitos used com recortes nos joelhos e rasgos, detalhes com correntes ou bordados laterais. As jaquetas ganham estampas que remetem à praia, tie dye e mix de estampas. Os tons são bem democráticos e vão dos médios aos escuros, além do preto, branco e off White.

Maurício aponta a importância sobre a sinalização nas etiquetas das peças, informando aos clientes sobre modelagem, caimento e lavanderia.

Fonte: Vanessa de Castro | Fotos: Equipe Guia JeansWear