“Desafio nos rejuvenesce”: a história de sucesso da assessoria de moda MKT MIX

O que são 20 anos em meio ao turbilhão de novas tecnologias, ideias, comportamentos, modas e jeitos de consumo, de se comunicar com o cliente e, com seu público final? Pode parecer pouco, mas a MKT MIX, tem muita história para contar. Em uma época que eram raras as assessorias especializadas em moda, a MKT revolucionou o mercado e vem trazendo até hoje um processo diferenciado para cada marca, abordando ainda os segmentos de beleza, comportamento e lifestyle, além de outros ramos como o institucional e negócios. Com um novo conceito, a assessoria participa da comunicação do cliente como um todo, onde cada empresa é única.


A equipe do Guia Jeanswear conversou com Roberto Ethel, um dos sócios da MKT MIX, que nos contou um pouco dessa história de sucesso. Confira!


Guia Jeanswear – Qual o objetivo da MKT MIX e sua história?

Roberto Ethel: A MKT MIX existe há 20 anos e foi criada pelas minhas sócias, Balia Lebeis e Tânia Otranto. Eu entrei na empresa há 16 anos como terceiro sócio. O nome da empresa já diz tudo: um mix de opções em comunicação, onde sempre procuramos dar soluções novas, inusitadas e diferentes para geração de mídia espontânea e atender todas as necessidades de comunicação do cliente. A parte de assessoria de imprensa que a gente acabou sendo mais conhecido é um dos braços mais fortes onde a gente tem um número de clientes expressivo. Mas a MKT MIX é muito mais que isso.


Hoje com esses desafios digitais novos, diferentes formas de se comunicar, novos jeitos das pessoas, das marcas e das empresas de se expressarem, estamos vivendo um desafio constante, o que é bom porque desafio nos rejuvenesce. Então 20 anos não é nada, queremos chegar nos próximos 20 anos continuando a inovar, a mudar, a ter novos conceitos, novas ideias, novas propostas o tempo inteiro.


GJW – O que mudou desde o início (há 20 anos) até hoje no mercado de moda e beleza?

RE – A moda brasileira, principalmente amadureceu, ela teve a implantação de um calendário profissional, sério, onde marcas surgiram, marcas desapareceram como é natural, mas nós temos uma das maiores semanas de moda do mundo, temos marcas que nasceram e se fortaleceram nessa semana de moda, nesse calendário.


O mercado como um todo amadureceu muito, a beleza veio num crescendo muito grande, teve o impacto da crise econômica, mas o segmento de beleza é um dos setores que mais crescia economicamente até três anos atrás e acho que vai ser retomado isso porque hoje a beleza é sinônimo de bem-estar, de cuidar. Os conceitos mudaram e eu acredito que teve um amadurecimento grande, então, além de novas tecnologias tanto na moda como na beleza, novas descobertas, novas propostas, a chegada do fast fashion que revolucionou tudo, então é importante dizer que esse mercado está crescendo e a assessoria de imprensa colabora para esse sucesso.


GJW – Qual a importância da assessoria de imprensa para uma marca?

RE – É importante porque hoje há a necessidade de ter profissionais competentes e gabaritados. A própria imprensa e a comunicação mudam, o profissional tem que estar ligado nisso. Então, muitas vezes quem não é profissional, acaba sem conseguir trabalhar de forma adequada, por isso a assessoria de imprensa é importante.


GJW – Qual foi o primeiro cliente da Mkt Mix?

RE – Alexandre Herchcovitch, ele é o case da mkt mix, está há 20 anos e continua com a gente.