Duratex e Lenzing juntas para a fabricação de celulose solúvel

O Brasil é o maior produtor de celulose do mundo e o material pode ser utilizado em diferentes segmentos, inclusive no setor têxtil, onde vem crescendo bastante. Por isso, a Duratex que produz painéis de madeira para a construção civil, acaba de anunciar seu novo projeto de uma fábrica de celulose solúvel, com investimento de cerca de 1 bilhão de dólares, localizada na região do Triângulo Mineiro, com 43 mil hectares de florestas plantadas.

A decisão final de construção da fábrica, porém, só ocorrerá no segundo semestre do próximo ano, após estudos de engenharia e viabilidade e aprovações de autoridades regulatórias. O início da produção está previsto para 2022. O negócio marca a entrada da Duratex no mercado de matéria-prima para a indústria têxtil, em meio a uma tendência global de substituição do algodão.

A produção será de 450 mil toneladas por ano e será totalmente vendida para a Lenzing, que detém a marca de produtos têxteis Tencel. A companhia austríaca tem operações em 11 países e a parceria com a Duratex marca a entrada da empresa no Brasil. Segundo a Lenzing, a fábrica terá a maior linha de produção de celulose solúvel do mundo.

Fonte: Redação | Fotos: Reprodução