Emoção, foco e expertise definem edição de Blumenau

Uma edição marcada pela atmosfera de troca, colaboração, e reconhecimento aos grandes nomes que contribuíram com o setor azul. Foi com esse desenho, que no dia 23 de agosto o Denim Meeting 2018 – Blumenau, agregou informação e proporcionou seus consagrados “meetings” à região que faz parte do segundo maior polo têxtil do país – o Vale do Itajaí. Promovido pelo nosso portal GuiaJeansWear, e conduzido pela carismática editora-chefe da revista BlueSkin, Juliana Medina, a edição catarinense do evento caracterizou-se pelo alto nível técnico das discussões levantadas, e pela capacidade de segmentar questões pertinentes à moda nacional – no contexto único e singular do denim.

A conveniência de se realizar o evento em rota e agenda paralela à renomada Febratex, também foi decisiva para a escolha da cidade. Já a determinação do SENAI como local para o evento, não poderia ter sido mais estratégica. O espírito de união de forças da indústria inerente ao local, somou coerência tanto ao nível de especialização do público que assistiu às palestras; quanto aos influentes nomes que a ministraram. Mantendo seu perfil de reunir empresários, fabricantes e experts do setor, o Denim Meeting 2018 Blumenau reafirmou seu diferencial de uma curadoria de palestras, diferenciada pela propriedade, envolvimento e paixão pelo segmento. “A indústria das lavanderias e as fibras que integram a composição do tecido denim evoluiu muito tornando o processo de beneficiamento mais complexo e propenso a falhas”, opina Ana Henkel da Sinfiatec. “Com os eventos proporcionado pelo GuiaJeansWear, Denim Meeting e também com o ‘Denim & Lav’ temos maior possibilidade de acertos.”

Iniciado por um Coffee break de muito bom tom, os participantes foram recebidos por uma boa dose de inspiração, graças aos “meetings” espontâneos proporcionados pelos expositoras da Ilha do Denim. O espaço dedicou-se à ilustrar com empresas representativas de todos os elos do nosso segmento, o patamar mais próspero da nossa indústria. Ecotag, Lycra, Tecnoblu, Hi Tech, Canatiba, Santanense, Capricórnio, Haco e Covolan foram os grandes protagonistas confiados à expor o que há de mais competitivo no mercado denim nacional. E não por acaso, integraram nosso time de patrocinadores do evento.

Após essa injeção de entusiasmo e criatividade ao setor, Juliana deu as boas-vindas ao público, seguido de uma emocionante homenagem à Gilberto Oliveira: o alquimista do Jeans. Em sua memória, todos os palestrantes foram presenteados com um valioso exemplar do livro “Jeans: A Alquimia da Moda”. E o público, foi comovido com um emocionante vídeo de despedida do autor do livro. Feitas as manifestações de gratidão e admiração, nossa CEO Marlene Fernandes, e nossa Gerente Comercial Sandra Motta, abriram oficialmente os trabalhos da regional; que levou ao principal polo de moda catarinense o nosso amor ao sangue azul.

O primeiro tópico do encontro foi o painel “A Química da Moda”, mediado por Ana Paula Henkel, consultora de jeanswear e diretora da Sinfiatec. A necessidade de todos os elos da cadeia denim se comunicarem, e dos profissionais da criação entenderem os avanços dos fios, das fibras e das técnicas de lavanderias para não comprometer o visual da peça foi a discussão inicial. Um debate naturalmente, tomou o rumo da sustentabilidade, do dilema peça artesanal x apelo comercial e avanços em lavanderia e químicos. Hiago Martins, gerente de produto da Lavanderia Cristal; Pablo Marchi, gerente da Lavanderia Tomazoni; Marco Brito, Ceo do grupo GB customização; Fabrício Coelho, da Fama Lavanderia; e Paulo Jório, Ceo da Hi Tech; contribuíram com suas colocações para a profundidade dos debates. E com suas reflexões pertinentes, trouxeram à tona detalhes das mais promissoras tecnologias que irão viabilizar a otimização da lavagem do jeans: incluindo ozônio de plasma e pulverização.

Logo após, o consultor da Gherzi, Herbert Schmidt, falou do impacto do crescimento das misturas no tecido denim, e da competição do conforto da leggings no mercado de jeans. Embasado em dados precisos e direcionais do nosso setor, Herbert contextualizou todas as suas afirmativas em nível nacional e mundial, na palestra “Um Panorama do Denim pelo Mundo”. Silvana Eva, da Lycra, deu continuidade ao ciclo de palestras expondo a pesquisa realizada em outubro de 2016 pela marca, que buscou identificar o que o consumidor busca no momento da compra de um jeans. O perfil de compra, as dificuldades que envolvem a escolha de uma modelagem e as necessidades do consumidor vieram à tona através dos dados e coletas de depoimentos da pesquisa, de uma forma muito fiel à realidade, agregando informações pertinentes para todos os participantes.

Com uma pausa para o almoço e novas interações inspiracionais na Ilha do Denim, o público retornou ávido para mergulhar na história e no expertise da marca que leva na bagagem o mérito da criação da calça jeans. Marina Kadooka, gerente da Levi’s Strauss & Co no Brasil, foi quem proporcionou essa experiência única. Através da palestra “Como sua marca está se comunicando com o novo perfil do consumidor”, Marina destacou a construção de uma marca “de dentro para fora” como grande segredo para um posicionamento autêntico; e consequente fidelização dos consumidores.

“O Jeans como Objeto de Desejo em tempos de Desapego” foi o painel final, encarregado de encerrar no melhor estilo todas as reflexões do evento. Mediado por Cristiano Buerger, CEO da Tecnoblu; o talk show reuniu participantes representativos das principais marcas catarinenses. Roni Almeida, do Grupo Lunelli, Iuri Cristofolini, da Denim Zero; Miriam Bittencourt, da marca Dimy e a Consultora de estilo da Damyller, Damylla Damiani, integraram as mentes pensantes que elencaram sustentabilidade e redução de tempo de desenvolvimento do produto como tópicos chave para o tema proposto. A necessidade de modernização constante e a visão de que práticas sustentáveis são economicamente sadias também foram mencionadas. O encerramento, foi marcado pelo compartilhamento das histórias envolvendo os fundadores das marcas, que dividiram com os ouvintes a trajetória de paixão e os ideais que definiram o DNA de suas respectivas empresas.

Fonte: Vivian David | Fotos: Equipe Guia JeansWear