Evento promovido pelo Guia Jeanswear supera as expectativas do mercado denim

Coragem, persistência e a vontade de unir o setor têxtil do Denim criando uma ponte entre tecelagem, lavanderias, marcas e confecções justamente em um período que mais precisamos renovar nossas forças para superar esse momento difícil no Brasil buscando soluções e compartilhando suas necessidades. Esse foi o ponto de partida para a criação do Denim Meeting – Mudanças do Mercado X Desafios do Crescimento Sustentável promovido pelo Portal Guia Jeanswear e, que aconteceu no último dia 26 de abril na Escola Senai “Francisco Matarazzo”, em São Paulo.


“Queremos dar o primeiro passo para nos unir, principalmente em meio à crise. Queremos um encontro entre pessoas, seres humanos, renovando amizades e não somente um encontro de negócios”, afirmou a CEO do Guia Jeanswear, Iolanda Wutzl.


Profissionais de moda e empresários ligados diretamente ao desenvolvimento e comércio do produto puderam conferir a palestra de Leopoldo Nóbrega, artista plástico, designer multimídia e consultor de moda e mercado, que faz um lindo trabalho sustentável junto com Heloiza Lima Luz através dos Ativistas da Moda Pernambucana – um coletivo criativo fundado em Caruaru que utiliza, entre outros materiais, sobras de denim que se transformam em peças exclusivas e autorais. Leopoldo Nóbrega realizou no evento uma exposição, a “Picto Denim”, que fala da união entre urdume e trama criando conexões dentro de um novo conceito.


Estiveram ainda presentes no Denim Meeting, o diretor da Revista Venda Mais e consultor sobre o assunto, Marcelo Caetano que brilhantemente ensinou os convidados como fidelizar os clientes em um momento desafiador. “As empresas não fidelizam os clientes, elas apenas querem conquistar novos clientes. Só 5% de investimentos vai para a fidelização. Este foco está errado. O dinheiro está no cliente fiel”, comenta Marcelo.
Dentro do segmento de tecelagens também participaram do evento, Marco Antônio Branquinho Jr. da Cedro, Fábio Covolan da Canatiba, Anna Maria Kuntz da Vicunha, Gilberto Stocche da Santista, Rogério Coimbra da Covolan e Priscila Locatelli da Dudalina representando os clientes dentro do Fórum : “Tecelagens + Clientes= a força do Denim no Brasil”, onde foram abordadas a importância de estar mais perto dos clientes e, o valor agregado aos produtos, utilizando a criatividade, tecnologia sempre lançando novidades também com produtos multifuncionais. É preciso estar atento às necessidades de seu consumidor e se adaptar às mudanças.


A “Importância em investimentos tecnológicos nas lavanderias Denim” foi o assunto discutido no Fórum mediado pelo Diretor da Texpal, Norberto Canelada Campos juntamente com André Duarte, consultor de lavanderias, Eduardo Borim, CEO da Dinâmica Lavanderia de Maringá/PR, Marcelo Lobo, Coordenador dos fornecedores de beneficiamentos de jeans da C&A; Vinícius Azevedo, Designer e comercial do Grupo GB Customização e Ivonildo Silva, Diretor da Lavinorte. Norberto ressaltou a falta de investimentos em novas máquinas e a qualificação da mão de obra que poderiam aumentar a qualidade e produtividade sempre atrelados à sustentabilidade, esta última, motivo de preocupação da maioria das lavanderias brasileiras. “A prática mostra que o cuidado com o meio ambiente não é mais caro, mas sim pode reduzir custos”, comentou Marcelo Lobo.


Cristiano Buerger, CEO da Tecnoblu apresentou o “Produto + ID = Construção de Marca Sustentável e por fim Luiza Trajano, CEO da rede de varejo Magazine Luiza, nos deu uma aula de sabedoria dentro do tema “Superação em momentos de adversidades”, onde atualmente sua rede mantém a campanha: #focanavenda com a imagem de uma foca, o animal e muita injeção de ânimo em todos os seus vendedores e diferenciais como atendimento e inovação.

VANESSA DE CASTRO | FOTOS: Kate Bucioli