FebraTêxtil, Tecnotêxtil Brasil e FINNT 2017 terminam em clima otimista

Entre os dias 25 e 28 de abril de 2017, o Anhembi Parque recebeu o mais novo e abrangente evento direcionado à cadeia produtiva têxtil com a realização simultânea das Feiras FebraTêxtil – Feira Brasil Têxtil, Tecnotêxtil Brasil – Feira de Tecnologias para a Indústria Têxtil, FINNT – Feira Internacional de Nãotecidos e Tecidos Técnicos e BonéShow 2017. A mostra, promovida por meio de uma parceria entre o FCEM|Febratex Group, o Grupo MJC|Textília, a ABINT – Associação Brasileira das Indústrias de Não tecidos e Tecidos Técnicos e a ANIBB – Associação Nacional das Indústrias de Bonés, Brindes e Similares, terminou em clima otimista apontando para a retomada da confiança do mercado.

A mostra registrou 12.984 cadastros e recebeu visitação qualificada, com a presença de um forte público comprador, que conferiu os lançamentos das mais de 200 marcas expositoras e ainda teve acesso aos fóruns técnicos que reuniram, diariamente, profissionais de excelência do setor.

“Estamos consolidando nosso objetivo de unir forças para o que o país volte a ter um grande evento voltado para o setor têxtil, focado nos confeccionistas e profissionais de moda dos diversos segmentos”, declarou o diretor-presidente do FCEM|Febratex Group, Hélvio Roberto Pompeo Madeira.

A FebraTêxtil – Feira Brasil Têxtil, feira realizada em parceria com o Grupo MJC|Textilia na área comercial e na orientação mercadológica, mostrou que o Brasil está apto para ter novamente um grande evento de lançamentos
para o setor de confecção. Com o objetivo de fortalecer as relações da indústria com os confeccionistas, o evento gerou negócios e abriu a oportunidade para empresas de todos os tamanhos.


A nova feira de negócios teve como público-alvo os confeccionistas – especialmente os pequenos e médios –, que encontraram, em um único local, os principais fabricantes de matérias-primas – malharia, tecidos planos, aviamentos e acessórios -, insumos, beneficiamento, serviços de lavanderia e bureau de moda, entre outros.


Ainda sobre a lavanderia, nessa edição, a ANEL – Associação Nacional das Empresas de Lavanderia – levou para o evento lavanderias como Desigual, Fama, Grupo GB Customização, Lavanderia Santo Antônio e Grupo Orion, que apresentaram aos visitantes todas as novidades do setor.

“A FebraTêxtil superou as expectativas com visitação qualificada e tivemos um resultado bacana. Já estamos pensando em participar da próxima edição”, declara Marcello Bathe, diretor comercial da Rodhia.

A próxima edição da FebraTêxtil será realizada entre os dias 23 e 25 de outubro de 2018, em São Paulo, e já conta com algumas empresas confirmadas.

A partir de agora a Tecnotêxtil Brasil será regida por um novo calendário, ganhando uma periodicidade de realização a cada quatro anos. “Vamos ajustar a Tecnotêxtil ao calendário internacional do setor, permitindo um volume mais robusto de lançamentos de novas tecnologias e novos produtos, inserindo o evento no centro de realização dos principais lançamentos mundiais”, declara Hélvio Roberto Pompeo Madeira.

Dentro da programação da feira, destaque para uma homenagem especial feita ao jornalista Ricardo Haydu. A distinção foi conferida para 15 empresas expositoras que já participaram de três ou mais edições do evento. A escolha do nome de Ricardo Haydu, diretor-presidente da Revista Têxtil, para a homenagem foi feita pela grande relevância do seu trabalho – e de sua família – para o setor têxtil no Brasil. “Ricardo e sua esposa, Vivi Haydu, são grandes incentivadores e apoiadores das feiras de negócios, parceiros de longa data do FCEM|Febratex Group”, declara o diretor-presidente da empresa, Hélvio Roberto Pompeo Madeira.

“A presença da empresa em uma feira com esta tem impacto e a Audaces atingiu a meta prevista para o evento, que contou com visitação qualificada”. Rodrigo Cabral, diretor de vendas da Audaces.

Já a FINTT – Feira Internacional de Nãotecidos e Tecidos Técnicos, principal evento do setor na América Latina, contou com uma área de exposição, onde os fabricantes de apresentaram as soluções voltadas a diversos segmentos, fundamentais à economia: Têxteis (embalagens, tapetes, carpetes, material promocional, decoração etc.); Automotivo (carpetes, revestimento do porta-malas e capô, feltros térmicos e acústicos, painel das portas, apoio de cabeça, tubos de admissão e coifas do câmbio); Construção Civil e Geotecnia (geotêxteis para estabilização de solos e subsolos, contenção de encostas, solos e muros de arrimos, reforço de concretos, recapeamento asfáltico, impermeabilização de lajes e subcoberturas, estrutura de aterros mecânicos e sanitários, estrutura de barragens, lonas e coberturas arquitetônicas); Filtração (como filtros de ar, pós, líquidos e gases, automotivos, industriais etc.); Agronegócio (cultivo protegido, mantas, coberturas, big-bags, embalagens e outros); Limpeza (panos de limpeza tipo wipes para uso doméstico, uso hospitalar, farmacêutico, para indústria alimentícia, mecânica, indústrias gráficas e de ótica, e outras aplicações); Descartáveis Higiênicos (fraldas, absorventes femininos, lenços umedecidos); Vestuário Médico Hospitalar (touca, máscara, jaleco, camisa, camiseta, calça, aventais, campos cirúrgicos, compressas); e outros setores (Indústria Calçadista, Moveleira, Promocional, Vestimentas de Segurança etc.).

Segundo o presidente da ABINT, Carlos Eduardo Benatto, o evento foi realizado em um momento importante para esta indústria. “Mesmo diante de uma situação econômica particular no país, a promoção das qualidades dos nãotecidos e tecidos técnicos em diversas aplicações e a troca de informações tecnológica entre os principais players, nacionais e internacionais, do setor e de segmentos clientes, é uma grande oportunidade para promover o crescimento competitivo”.

A programação paralela do evento contou com congressos voltados para profissionalização, modernização e apoio à retomada do crescimento do setor têxtil; a segunda edição do Denim Meeting evento voltado para a indústria brasileira do jeans, realizado pelo Guia Jeanswear by Style WF, o evento tem como objetivo principal unir a cadeia têxtil do denim para compartilhar as necessidades desse mercado e buscar, através dos cases e fóruns apresentados, soluções para a formação de novos cenários para o fortalecimento do grau da eficiência do segmento jeanswear no Brasil; Costure e Use Brasil, movimento lançado pela Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos para Confecção – ABRAMACO e que tem como objetivo contribuir para a retomada do crescimento do setor têxtil brasileiro; Fashion Revolution, movimento global, presente em 92 países, realizado com o objetivo de conscientizar os consumidores sobre os impactos sociais e ambientais da indústria da moda, exigir transparência e ética nos negócios e celebrar as boas práticas de todos os envolvidos na produção de roupas; e Moda Inclusiva com palestra e desfile com peças desenvolvidas por designers que reúnem estilo e elegância às necessidades das pessoas com deficiência, resultando em produtos inovadores e versáteis para tornar o ato de se vestir mais prático.

REDAÇÃO | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR