Festival do Jeans chega à 16ª edição para alavancar a economia de Toritama e região

Conhecida como a Capital do Jeans, Toritama, no agreste Pernambucano, a 174 Km do Recife, é a principal produtora de jeans do Nordeste, responsável por 16% da produção no País. São cerca de 60 milhões de peças confeccionadas por ano, gerando, aproximadamente, 25 mil empregos diretos, o que beneficia a economia de cidades vizinhas como Surubim, Vertentes, Frei Miguelinho e Santa Maria do Cambucá. O faturamento anual chega a R$ 450 milhões. A atividade envolve, praticamente, toda a população de mais de 43 mil habitantes, que atua em 2,5 mil indústrias ou no comércio. A cadeia produtiva do jeans em Toritama envolve ainda outros setores como lavanderias e empresas de produtos químicos.

A produção de jeans é tão importante para a economia da região que há 15 anos foi construído o Parque das Feiras de Toritama, às margens da BR-104. O empreendimento engloba mais de 130 lojas, quase mil boxes padronizados, duas praças de alimentação, auditório para 400 pessoas, estacionamento e uma pousada. Em seu entorno, as principais empresas da região instalaram grandes lojas que incrementam ainda mais a área.

Para incentivar a produção e as vendas de peças em jeans e impulsionar a economia do município, Toritama se prepara para realizar o 16º Festival do Jeans de Toritama, entre os dias 19 e 21 de maio, um evento já consolidado e consagrado no calendário da moda de Pernambuco que congrega desfiles, exposição de componentes têxteis e palestras. A equipe do Guia JeansWear estará presente para conferir as novidades do setor na região.

O Festival do Jeans de Toritama tem como objetivo valorizar a produção da cidade, reunindo diversas marcas locais em um evento de grande porte, atraindo turistas de diversos estados do Nordeste. Esta edição vem totalmente reformulada, tanto em concepção, como em estrutura. A prioridade do evento é a geração de receita, o incentivo ao consumo de marcas locais e a concretização de grandes negócios com os empreendedores de Toritama. Uma grande novidade acontece no dia 19 de maio, na abertura do evento, quando será realizada uma Black Friday com descontos de até 50% nas lojas que aderirem à promoção.

Em uma área de 1,5 mil metros quadrados que será instalada em frente ao Parque das Feiras, serão montados dois pavilhões: um para desfile e outro para stands. Nos intervalos dos desfiles, haverá show de banda de pop rock. Haverá outra arena para shows, fora desse pavilhão, com apresentações gratuitas.

O Festival do Jeans de Toritama é uma realização da Acit – Associação Comercial e Industrial de Toritama, em parceria com a Prefeitura de Toritama e o Parque das Feiras de Toritama.

Programação:

Black Friday

Dia: 19 de maio

Horário: 8h às 17h

Descontos de até 50% apenas nas lojas que aderirem à promoção

Parque das Feiras

Dia: 19 de maio

Horário: 8h às 17h

Dias: 20 e 21 de maio

Horário: 8h às 20h

Feira

Dias: 19 e 20 de maio

Horário: 8h às 17h

Desfiles

Local: Pavilhão em frente ao Parque das Feiras

Dias: 19 e 20

Horário: 17h às 22h

Entrada mediante apresentação de convites

Stands

Local: Pavilhão em frente ao Parque das Feiras

Dias: 19, 20 e 21 de maio

Horário: 9h às 18h

Entrada gratuita

Palestras


Dia: 19 de maio

Horário: 16h

Local: Pavilhão dos Desfiles

Tema: A Rota do Mar e Arnaldo Xavier- Uma paixão que se transformou em negócio de sucesso

Dia: 20 de maio

Horário: 16h

Local: Pavilhão dos Desfiles

Tema: Programa de Incentivo à Exportação

REDAÇÃO | FOTO: DIVULGAÇÃO