Festival do Jeans de Toritama reúne o melhor do jeanswear

A cidade de Toritama, no estado de Pernambuco é conhecida como a capital do jeans, sendo o Segundo Maior Pólo de confecção jeanswear do Brasil com uma produção que gira em torno de 6 milhões de peças nas altas temporadas (maio e junho – época de São João e outubro e novembro – Natal). É ainda responsável por 16% da produção no país e a principal do Nordeste no segmento.


São aproximadamente 60 milhões de peças confeccionadas por ano, gerando, aproximadamente 25 mil empregos diretos, o que beneficia a economia de cidades vizinhas como Caruaru, Surubim, Vertentes, Frei Miguelinho e Santa Maria do Cambucá. O faturamento anual chega a R$ 450 milhões. A atividade envolve, praticamente, toda a população de mais de 43 mil habitantes, que atua em 2,5 mil indústrias ou no comércio, além de setores como lavanderias e empresas de produtos químicos. A cadeia produtiva do jeans em Toritama envolve ainda outros setores como lavanderias, aviamentos e empresas de produtos químicos.


Por tudo isso a cidade acabou de realizar seu 16º Festival do Jeans de Toritama que aconteceu no final do mês de maio, entre os dias 18 e 21 e, teve como objetivo valorizar a produção da região, reunindo diversas marcas locais em um evento de grande porte, atraindo turistas de diversos estados do Nordeste. Esta edição veio totalmente reformulada, tanto em concepção, como em estrutura. A prioridade do evento foi a geração de receita, o incentivo ao consumo de marcas locais e a concretização de grandes negócios com os empreendedores de Toritama. Uma grande novidade foi o “Black Friday” com descontos de até 50% nas lojas que aderiram a promoção.


O evento realizado pela Associação Comercial e Industrial de Toritama (Acit) em parceria com a Prefeitura da cidade e o Parque das Feiras de Toritama foi instalado numa área de 1,5 mil metros quadrados onde foram montados dois pavilhões: um para desfile e outro para stands . Nos intervalos dos desfiles, aconteciam shows de bandas de pop rock. Houve ainda outra arena para shows, fora desse pavilhão, com apresentações gratuitas.


No primeiro dia de evento a Santista Jeanswear, uma das patrocinadoras do evento, apresentou em seu desfile uma coleção vanguardista inspirada nas tendências globais unindo tecnologia e beleza em looks totais no denim. Logo após as marcas atacadistas de tecidos que vendem denim na região apresentaram suas coleções com tecidos de várias tecelagens. Já no segundo dia as principais marcas da cidade, como a Zigurat, Brytch, Rone jeans, Vindice Jeans e Elly jeans expuseram os mais variados produtos, durante os desfiles que aconteceram nos três dias de evento.


Segundo o prefeito Edilson Tavares, “este festival foi preparado em 4 meses de mandato e foi um sucesso por resgatar a essência do jeans e para a edição de 2018 será ainda melhor pois trabalharemos durante um ano para fazer um festival ainda melhor”. O prefeito durante a sua gestão tem o propósito de trabalhar a manufatura das empresas de jeans para melhorias do produtos com grandes incentivos para melhorar o setor na região.


O diretor do evento Tiago Alexandre afirmou que as dezenas de marcas que desfilaram na Arena do Jeans apresentaram um alto grau de sofisticação e qualidade nas confecções. Na passarela foram demonstradas somente coleções devidamente tematizadas, com peças feitas em tecidos tecnológicos, com designs inovadores e lavagens criativas. Na opinião de Tiago, o jeans de Toritama está no mesmo nível das grandes grifes nacionais e até mesmo das internacionais, pois um fator positivo e que faz um grande diferencial é que tem preço baixo e atrativo.


O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Edson Tavares avaliou que o Festival deste ano foi o melhor de todos os tempos, pois aconteceu e proporcionou aquecimento direto nas vendas de jeans e dos produtos do vestuário em geral que foi comercializado por lojistas e feirantes. O secretário informou que também houve um aquecimento no comércio indireto ao do vestuário na cidade e na região ele alegou que o setor hoteleiro, gastronômico e de estética tiveram crescimento exponencial durante o evento.


A produção de Toritama é conhecida pela qualidade do material e por ter compradores em diversas partes do Brasil. O Festival é responsável pelo aumento de 20% a 30% das vendas e completou 16 anos em 2017.

VANESSA DE CASTRO | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR