Festival OxiGênio Criativo exibe bolsas feitas com jeans reaproveitados em Santos

A cidade de Santos, no litoral sul de São Paulo, volta a sediar o Festival OxiGênio Criativo nos próximos dias 13 e 14 de julho, no Orquidário Municipal. O evento irá reunir produtos sustentáveis de diversos segmentos como arte, moda, beleza, bem-estar e qualidade de vida, acessórios, decoração, utilidades para casa e para atividades do dia a dia, oficinas, clube de trocas, palestras e um desfile no domingo mostrando que é viável se vestir bem respeitando os pilares da sustentabilidade.

Entre os destaques do evento está a marca La Madrecitta, confecciona bolsas com jeans que seriam colocados em desuso, como calças que as pessoas já deixaram de usar e jogariam no lixo. As peças serão expostas durante o evento.

Além disso, outros nomes já confirmaram a participação no evento. São eles: Arte nas Cotas, Arteviva, Aviva Solos, Bruma Cosméticos Naturais, Ceres Pequenos Mundos, Ciklo, Cogumelo da Bruxa, ECoLab Criativo, Del Mare, Felichita, Gaveta da Clotilde, Gravurar, Gijoka’s, Luna Essência, Master Veggie, Mineralia, Picollo Books, Quintal da Véia, Repense, Santos Copinhos, Supercicla e Ynaê Confeitaria.

“A inovação e a aposta no compartilhar são tão importantes que optamos por uma gestão descentralizada e compartilhada com os expositores e parceiros do Festival, dividindo todos os custos da realização de cada edição, trabalhamos com planilha aberta de gastos e o valor é rateado entre todos”, apontou a ecodesigner Mariane Costa, co-criadora do festival.

Considerado o evento oficial da associação Santos Lixo Zero, o OxiGênio Criativo irá promover práticas que conscientizem sobre a importância da sustentabilidade com o consumo consciente de produtos que foram desenvolvidos em processos menos nocivos ao meio ambiente além de palestras, oficinas, clube de trocas, vivências sobre o tema e como tornar o cotidiano mais sustentável além de separar o lixo reciclável. A primeira edição foi realizada em dezembro de 2018 também no Orquidário Municipal de Santos.

“Atuo há bastante tempo com arte-educação focada na sustentabilidade além de projetos variados de produção artesanal com materiais recicláveis e depois de tanto tempo trabalhando no segmento, participando de feiras criativas, pensei em um formato de evento inovador e com total foco no consumo consciente e na sustentabilidade. Então eu e minha sócia criamos um Festival para poder incluir diversas atividades de conscientização e de aproximação das pessoas com um estilo de vida mais sustentável”, declarou a também criadora do evento, Andrea Campanilli.

Serviço

Data: 13 e 14 de julho (sábado e domingo)

Horários:

sábado das 9h às 17h

domingo das 11h às 20h

A entrada do evento é gratuita, mas a entrada em outras áreas do Orquidário Municipal de Santos é paga.

Local: Orquidário Municipal de Santos

Fonte: Redação | Fotos: Divulgação