Competição de design I-SKOOL propõe novos códigos para denim

Competições de moda são sempre inspiradoras, por concederem visibilidade à estéticas livres de compromissos e vícios de mercado. E numa época onde a inspiração vem da mudança e da ruptura, nossos olhos se voltam ainda mais para este tipo de iniciativa.

Para o segmento denim mundial, uma das mais conhecidas é a competição I-SKOOL, que já está em sua sexta edição. Promovida pela fabricante de denim Isko, a competição encerrou-se em um grande evento de premiação no último dia 3 de julho, pela primeira vez em Berlim. Com o tema direcional New Denim Codes, o concurso desafiou estudantes de moda ao redor do mundo, a desenvolver coleções cápsula completas selecionando tecidos desenvolvidos pela Isko.

Com o tema, a tecelagem buscou colocar em evidência a forte tendência do material em assumir novos códigos, através da incorporação de novas funções, experimentalismo em novos volumes e habilidade em assumir com antecipação as novas responsabilidades que prometem mudar o rumo da industria mundial do vestuário denim.

Volumes oversized, jogadinhas de avesso e direito do tecido, e novas medidas para o menswear foram algumas das principais colocações. O desenho da jaqueta essencial foi bastante explorado, tanto em formatos volumosos quanto na economia de medidas da cropped. Formatos de fits pantalona também foram recorrentes, mesclados com elementos como faixas de judô funcionais, estampas de caracteres, bottons e acessórios como chapéus e rasteiras desenvolvidas no material.

Foram 17 projetos finalistas, selecionados para apresentar as roupas desenvolvidas para a competição e evoluir seus aspectos de moda e estilo através de suas propostas, acompanhados por uma equipe de experts da tecelagem Isko. Destes, oito foram selecionados e premiados na final da competição, com dois prêmios especias reservados aos projetos mais sustentáveis.

Os projetos selecionados, sintetizaram duas diferentes direções: uma industrial, idealizada para reprodução em chão de fábrica do corte à lavanderia; e outra com pegada artesanal, criada livremente a partir dos insumos da tecelagem. Dois tópicos, que resumem bastante os caminhos disruptivos do segmento denim atual. Os alunos contemplados vieram de instituições diversas como Institute of Fashion Technology, de Pequim, a americana POLIMODA, e a italiana Nuova Academia di Belle Arti.

O evento, foi realizado pela primeira vez em Berlim, com o objetivo de celebrar os jovens talentos. Os vencedores, foram anunciados na presença de experts e personalidades ligadas ao setor e ao lifestyle denim. No júri criativo e técnico, constaram nomes influentes, como Francisco Costa, diretor criativo da Calvin Klein e fundador da marca de beleza Costa Brazil; Orsola de Castro, fundadora e diretora criativa do Fashion Revolution; Sabine Kühnl, editora chefe da Sportswear Internacional; Kai Margrander, diretora de moda da Happens Bazaar Alemanha; Sara Maino, editora adjunta da Vogue Italia e Alberto Rigoni, diretor de controle de qualidade em acabamentos e lavanderia da marca Replay; Carme Santacruz Zaragozá da Jeanologia e Carey Tricia do grupo Lenzing.

Fonte: Vivian David | Fotos: Divulgação