FIT 0/16 promove concurso para novos estilistas

No último dia 24, durante a feira infantil FIT 0/16, aconteceu o desfile com os finalistas do Concurso FIT 0/16 Estilista Revelação – 2014, onde 8 estudantes de moda apresentaram suas criações para o público infantil.


O tema de inspiração foi livre e o candidato pode escolher entre desenvolver a coleção para o infantil ou teen. Para seleção dos finalistas a bancada julgadora analisou os itens: coleção, peça chave da coleção, tema, criação, comunicação, design, conforto, inovação e inspiração.


Apesar de criações diferentes para meninos e meninas, as participantes que trabalharam o infantil feminino tenderam a apostar no conceito desgastado de menina princesa ou menina boneca, e apenas as estilistas que olharam para universo lúdico infantil (todos focados no masculino) levaram os prêmios para primeiro, segundo e terceiro lugar.


A estilista Paula Canterini foi a primeira colocada com um look que além de vestir, servia como brinquedo. Ela apostou na jaqueta jeans com gola de lego destacável, para brincar em qualquer lugar. Além disso, Paula criou uma mochila que quando aberta, virava uma pista de corrida. A explicação da sua ideia: “Nenhuma criança gosta de ganhar roupa, a grande maioria prefere ganhar um brinquedo. Essa foi a maneira que eu achei de deixar a roupa mais divertida, e até mesmo prática, como no caso da mochila, que a criança pode ir ao restaurante, levar a mochila e brincar com ela.”


Já a Marina Alencar, que levou o segundo lugar, pensou em uma roupa confortável, prática e divertida. Sweater com aplicações que formavam o rosto de um urso e camisa com bolso embutido e com detalhe que dava a impressão que o urso estava com a língua para fora.
Por fim, Tarsila Basílio ficou com o terceiro lugar com uma roupa lúdica, que transformava a criança num mostrinho voador, com partes destacáveis, tudo bem útil e pensado.


Todos as três primeiras colocadas levaram uma máquina de costura Singer e divulgação de seu trabalho no site durante 6 meses. A terceira colocada levou ainda um book de tendências Audaces, e a segunda colocada um pacote Audaces Idea de criação. Já a campeão levou 6 meses de assinatura da WGSN, bolsa de 100% em qualquer curso de extensão no Instituto Europeu de Design e software de desenho de moda Audaces e treinamento.

MARINA COLERATO | FOTOS: DIVULGAÇÃO