Flores, frutas e raízes são matéria-prima para tingimentos na Tonello

O olhar inovador, cada vez mais está sendo associado a pequenas mudanças que nem sempre, tem haver com máquinas. Muitas vezes, implicam na capacidade de se libertar justamente das amarras tecnológicas, e agir com uma lógica muito mais simples. Pensando assim, quem sabe a resposta para as melhores cores, nessa época de retorno dos tingimentos coloridos no setor denim, esteja na sua melhor e mais esplendorosa fonte: as flores, as plantas, e a natureza.

Este foi o lançamento mais recente da Tonello, lavanderia que muito agregou qualidade ao selo “Made in Italy”. Intitulado Wake, o primeiro tingimento 100% sustentável lançado pela companhia, usa apenas materiais orgânicos, brutos e compostáveis.

O processo usa plantas e sucatas vegetais como flores, frutas, e raízes, as quais são secas e postas em infusão, de acordo com a companhia Italina, sem qualquer químico ou aditivo adicional. Os benefícios do Wake incluem processos mais breves de tingimento, redução na emissão de CO2, resíduos sólidos completamente biodegradáveis, e tingimentos mais seguros e sadios.

O Wake pode ser usado para roupas prontas para o tingimento ou para adquirir efeitos overdyed. De acordo com declarações do executivo de Marketing da Tonello, Alberto Lucchin, a companhia esta usando sete dos tingimentos naturais mais controláveis que se conhece, como madeira, materiais de raízes, Reseda e Gonda – popularmente conhecida como lírio dos tintureiros. Amarelos luminosos, lilases diversificados, variações de tons ferrugem e variedades de rosa esmaecido integram a gama de cores obtidas a partir dos ingredientes.

A cartela de cores possível de se obter no denim com uso dos ingredientes, foi apresentada pela Tonello em uma coleção retrô inspirada no aniversário de 50 anos do lendário festival de Woodstock, abordando também estilos artisticos relacionados à época: como pop-art. Para inspirar as possibilidades infinitas dos processos, a companhia italiana agregou aos tingimentos camadas extras de laser, pinturas manuais, criando efeitos tie-dye, e agregando detalhes com o símbolo da paz.

De acordo com a companhia italiana, o sistema pode ser instalado em qualquer maquina de tingimento ou lavagem Tonello e pode ser usado concomitante a outras tecnologias all-in-one.

Fonte: Vivian David | Fotos: Equipe Guia JeansWear