Focus Fashion Summit conecta diversos players da cadeia têxtil do Brasil

Em um evento inédito, a Focus Têxtil promove entre os dias 5 e 6 de novembro, na Bienal do Parque Ibirapuera, em São Paulo, o Focus Fashion Summit que conta com uma super programação com palestras, talks, workshops e desfiles, além de um marketplace em formato original, que inclui variados artigos e serviços do segmento.

Há quase 80 anos no ramo do desenvolvimento e comercialização de tecidos, a Focus Têxtil inova ao promover a conexão entre confeccionistas, estilistas, empreendedores, designers e estudantes da cadeia têxtil e de moda em um único ambiente. Os mais de quatro mil visitantes do Focus Fashion Summit irão conferir em primeira mão a apresentação das principais tendências de Verão 2020/21, durante mais de 30 horas de conteúdo.

O evento também contará com um hall de peças feitas em colaboração com a AmapôAlexandre Herchcovitch e Casa de Criadores. Além disso, os participantes terão acesso a uma praça de alimentação exclusiva e um lounge assinado pelo IED SP, com mobiliário de upcycling produzido por estudantes e algumas peças que participaram do Design Week 2019.

O público visitante poderá participar de palestras e talks com diversos experts da moda nacional, como André Carvalhal, diretor criativo da Alhma, o estilista Alexandre Herchcovitch, Paulo Borges, idealizador da SPFW e Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Design e Pesquisa do Inspiramais.

A programação também inclui nomes como Luiz Antônio Secco, consultor de varejo, Chiara Gadaleta, apresentadora e especialista em moda sustentável, Anay Zaffalon, head de produto da AMARO e Leo Picon, influenciador e empreendedor, entre outros palestrantes.

Bia Aidar, consultora de formas, Leonardo Hallal, diretor de produto, e Ellen Leite, gerente de pesquisa de tendências, integram o time Focus Têxtil. O objetivo principal é a troca de ideias e conhecimento, a partir de uma programação dedicada aos principais temas da moda atual.

Entre os desfiles que fazem parte da programação do evento, um dos destaques será o da terceira edição do Design Vision, projeto do Instituto Focus Têxtil destinado a capacitação e orientação de estudantes de moda e arte de diversas localidades do Brasil, com mentoria de Walter Rodrigues e Renato Dib.

Neste ano, o programa recebeu mais de 120 inscrições e teve dez alunos selecionados (nove de moda e um de arte). Durante sete meses, eles participaram de quatro encontros presenciais e criaram peças com retalhos de tecidos, trabalhando a sustentabilidade de forma criativa e única.

Por meio do projeto Viés, eles ainda contaram com o apoio em corte e costura de ONGs que capacitam jovens e adultos em condições de vulnerabilidade social, como o Instituto Acaia e a Fundação Francisca Franco. No dia 5 de novembro, às 18h, os jovens talentos apresentam os resultados finais de sua jornada para o júri formado por Paulo Borges, Lilian Pacce, Walter Rodrigues, Renato Dib e André Hidalgo, além do público, que poderá votar em seu estilista favorito por meio do APP do evento.

O Focus Fashion Summit realiza, em conjunto com o IED – Instituto Europeo Di Design, uma programação especial e exclusiva de workshops dados por profissionais renomados e reconhecidos em suas áreas. Cada sessão tem capacidade de aproximadamente 20 pessoas e as inscrições serão realizadas na própria Bienal ou pelo app, de forma gratuita. Os participantes terão a oportunidade de aprender técnicas e fundamentos utilizando materiais de alta qualidade, oferecidos pelos parceiros do evento.

Em formato inovador, o evento também promove um marketplace com foco em B2B, composto por vitrines e mais de 40 estandes, reunindo estúdios de estamparia, aviamentos, lavanderias, maquinários, tecnologias, produtores e o portfólio completo de artigos da Focus Têxtil, apresentados por segmento de mercado. O espaço é ideal para profissionais da indústria da moda do país se reunirem para compartilhar ideias, trabalhar e construir coleções em um lugar único para fazer negócios.

As inscrições para o Focus Fashion Summit estão disponíveis no site summit.focustextil.com.br, onde também é possível conferir a programação completa do evento.

Fonte: Redação | Foto: Divulgação