Google divulga tendências de moda e comportamento para o Inverno 2018


Em um mundo cada vez mais digital, hábitos de consumo medidos por cliques representam dados cada vez mais fiéis. Por isso os produtos mais pesquisados nos buscadores de fato sinalizam preciosas informações direcionais. Especialmente quando o assunto é moda: categoria de e-commerce mais vendida em volume por cinco anos consecutivos. Cerca de 9,7 bilhões apenas no ano passado, segundo os dados da Ebit. Alimentando com informações essa atual realidade, o Google apresentou a edição Outono-Inverno 2018, do Google Fashion Trends. A pesquisa, disponibiliza dados de comportamento de consumo e tendências identificadas a partir das buscas abordando o tópico moda.

E o que o levantamento deste ano mostra, é que o perfil do consumidor mudou. Está se tornando mais imediatista e focado no on-line, uma vez que 79% deles esperam encontrar informações rapidamente em seus smartphones, e 92% gastam mais tempo pesquisando on-line sobre uma marca ou produto do que em uma loja física. Com 80% das decisões de compra fundamentadas nos quesitos tempo de entrega e frete; de acordo com o Google, a maioria dos consumidores hoje opta pela compra on-line e retirada na loja. Com isso o impacto do digital nas vendas das lojas físicas é estimado em 28% neste ano, alcançando o expressivo valor de R$ 46 bilhões.

O estudo traz ainda valiosos insights. Como por exemplo, a sobreposição das buscas pelo look de inverno, ao visual de verão. Também um número muito superior (213%) de buscas por roupas esportivas em comparação com as roupas em geral. E para guiar as salas de desenvolvimento do segmento jeanswear, é bom ficar de olho no Mom Jeans, que sinaliza aumento de 700% nas pesquisas.

Também as companhias ideais do look azul de inverno, identificadas pelo galopante aumento na procura por calçados esportivos (268%), botas prateadas (152%) e modelos sock boots – ou botas meia, no ambiente digital. Este último, legitimado pelo impressionante recorde de 1500% de aumento nas buscas, de janeiro de 2017 para janeiro de 2018. Por fim, a Google aponta o veludo, o neoprene e o moletom como materiais destaque para a próxima temporada de frio. E no quesito peças-chave, antecipa uma forte demanda pela jaqueta puffer (2500%), e o pelo vestido mídi (86%) no closet global.

FONTE: Vivian David | Fotos: Reprodução