GOTEX Show traz as novidades do mercado têxtil

Em sua 6ª Edição, a GOTEX Show – Feira Internacional de Produtos Têxteis apresentou entre os dias 11 e 13 de setembro, as novidades de mais de 100 marcas expositoras dos segmentos de tecidos, aviamentos, vestuário (moda feminina, masculina e infantil), lingerie, linha fitness, acessórios e moda casa. Participaram nesta edição expositores do Brasil, China, Coréia do Sul, Egito, Hong Kong, México, Paquistão e Peru.

Em três dias o evento recebeu profissionais do setor entre lojistas, confeccionistas, compradores de grandes magazines, importadores e outros profissionais da indústria do Brasil e América Latina. Segundo a organização do evento, houve uma maior procura entre as empresas de tecidos e o crescimento do setor de moda casa e têxteis para o lar.

No último ano, o setor brasileiro de cama, mesa e banho produziu 954,6 milhões de peças (crescimento de 4%), em valor, R$ 17,95 bilhões (alta de 9,2%). Alinhado a esse cenário, a Gotex ampliou o número de expositores voltados a esse setor. Conjuntos de cama, colchas, edredons, cobertores, cortinas, capas de almofada, mantas, tapetes e tecidos como jacquard, microfibra de poliéster e suede foram alguns dos produtos que os visitantes encontraram na feira.

“A Gotex se consolidou como uma ampla plataforma de promoção comercial, geração de negócios, trabalho e network entre os profissionais. São seis edições de muito trabalho e dedicação de todos os envolvidos nesse projeto. A cada ano, superamos desafios e trazemos novidades para que a feira ofereça sempre diversidade em produtos, tendência de moda, tecnologia e novos negócios para a cadeia”, destacou Henrique Reis, Relações Internacionais do evento.

Os visitantes puderam conferir ainda diferentes palestras que abordaram as Tendências de Moda Feminina para o Inverno 2019, com a consultora da WGSN Mindset, Julia Curan, além das Macrotendências de moda verão 2020 ministrada por Camila Toledo, diretora do Fashion Snoops, além de informações sobre tecidos e moda casa.

Entre os destaques da feira, a empresa chinesa D&P Solutions, responsável pelo desenvolvimento e entrega de produtos totalmente acabados para grandes varejistas mundiais, trouxe lindas peças em denim com fios nobres como o liocel e tencel e também aspecto rígido, onde entram leves beneficiamentos e muitos bordados florais ou étnicos. O black denim ganha rasgos, puídos e desfiados, além de aplicações de pérolas ou tachas. As calças surgem com shapes confortáveis e vêm mais soltinhas e as jaquetas ganham aspecto utilitário, referências militares ou silks com inspiração no grafite.

Já a Shangtex, também da China, produz uma linha extensa de camisaria no jeanswear em diferentes lavagens que vão do delavê ao bruto com bolsos frontais, palas, esbranquiçados, costuras contrastantes, mistura de tecidos e puídos. A Hongkong Chun Hip Trading produz diferentes tipos de aviamentos que podem ser utilizados no denim.

A Shenyang Sunnytex Apparel apresentou sua gama de produtos funcionais com propriedades como absorção e secagem rápida da transpiração, propriedades antimicrobianas, resistência a manchas, tração e ao rasgo, entre outras características.

Lançando duas coleções por ano, a Fine Print Estamparia Digital, levou para a feira as últimas novidades em estamparia. Utilizando tecnologia de ponta em impressão digital, a marca destacou o animal print, os florais e os tecidos texturizados como apostas para as próximas estações.

Os visitantes também puderam conferir as novidades em moda íntima de Juruaia-MG, capital mineira da lingerie e terceiro maior polo fabricante do país, que esteve no evento através da Aciju – Associação Comercial e Industrial de Juruaia, e da Bressan, marca brasileira de moda íntima que exibiu as novas modelagens de lingeries, em algodão e microfibra.

Com o objetivo de incrementar as relações bilaterais entre os países, esteve presente a Câmara de Comércio México-Brasil (Camebra). No ano passado, o México foi o sexto país com maior fluxo de comércio com o Brasil, quando os embarques brasileiros totalizaram US$ 4,514 bilhões (crescimento de 18,39% em relação ao ano de 2016). Segundo Mauricio Lambiasi, diretor da Camebra no Brasil, o México representa um grande mercado de 120 milhões de pessoas, além de ser um país intimamente ligado aos EUA e possuir o maior número de parceiros através de acordos bilaterais. “No setor têxtil os principais parceiros hoje do México são EUA e Canadá, para onde são destinados, respectivamente, 60% e 20% da produção. O México já possui acordos no setor com a Colômbia, Peru e alguns países da América Central e considerando que Brasil e México são as duas maiores economias da América Latina, ter um acordo entre os dois países seria um caminho natural”.

Em 2019 a 7ª edição da Gotex Show acontece de 10 a 12 de setembro de 2019, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Fonte: Vanessa de Castro | Fotos: Divulgação / Equipe Guia JeansWear