A sétima edição da GOTEX Show – Feira Internacional de Produtos Têxteis aconteceu entre os dias 10 e 12 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Além dos expositores de fios, fibras, tecidos, bordados e rendas, aviamentos, moda casa e vestuário, os profissionais puderam se atualizar nas palestras que aconteceram paralelamente à feira.

Destaque para os tecidos 100% algodão, os fios e fibras em diversas gramaturas, viscose de alta qualidade e as novas soluções sustentáveis para a indústria têxtil como é o caso dos tecidos feitos a partir do bambu, tecidos desenvolvidos a partir de reciclagem de roupas e fibras provenientes de garrafa PET, entre muitas outras inovações que caminham para uma moda mais consciente.
Ainda no tema de sustentabilidade a Gotex 2019 também inovou promovendo conteúdos focados através do Fórum de Flexibilidade, Digitalização e Natural-Sustentável e um Talk Show, comandado por Angélica Marangoni, diretora de pesquisa e desenvolvimento têxtil na Tendenza del Tessuto e que contou com a presença do estilista Alexandre Herchcovitch.
“Percorremos um longo caminho, mas hoje podemos afirmar que a GOTEX é uma plataforma completa de produtos para a cadeia têxtil, trazendo fios, fibras, tecidos, aviamentos, moda casa e vestuário. Também, a imersão em conteúdos relevantes para o setor, em paralelo a feira, traz para o público a oportunidade de atualização e de debater e contribuir para o futuro da indústria no país”, destacou Henrique Reis, Relações Internacionais da GOTEX.
Na entrada da Feira, um painel com algumas das principais tendências de mercado como: Natural – Sustentável que traz a consciência de um mundo melhor para as futuras gerações, Digitalização que aborda as diferentes tecnologias que permeiam o mundo atual e as múltiplas possibilidades que permitem uma vida mais prática e, por último, Flexibilidade que traz uma vida mais leve e produtiva, onde treinar o olhar para enxergar além, possibilita ter ideias criativas.
Camila Toledo, porta-voz e diretora do bureau norte-americano Fashion Snoops, apresentou em sua palestra, um preview do Verão 20/21 com foco em três macrotendências: o folk que traz inspirações na natureza e no country, com muita mistura de tecidos, referências dos anos 70, franjas e maxidresses; a moda executiva, com a volta da alfaiataria com toques modernos, cintura alta e tecidos de algodão e suede e, por fim, o romantismo que propõe uma moda alegre, com toque de renda, maxi florais e uma grande profusão de cores.
Bruno Zamith, consultor do Sebrae-SP, abordou sobre os novos rumos do comércio e como será a experiência de compra no futuro. Entre os cases de sucesso apresentou lojas e grandes magazines que já possuem atendimento 100% personalizado para cada cliente. “Hoje precisamos pensar na experiência e na jornada do cliente e não apenas em realizar a venda”, finalizou.
Pela primeira vez, a Bolívia participou da feira com 25 empresas que apresentaram as confecções a compradores nacionais e internacionais, realizaram negócios e incrementaram seu networking.
Denim
Entre as empresas que apresentaram tecidos e peças prontas no jeans e sarjas, estiveram presentes, a JRD Denims, empresa da Índia, que oferece produtos com diferentes tons e lavagens e a Silk Route, com fábricas na China, Índia e Bangladesh e, que trabalha com desenvolvimento e confecção exclusivas de peças em denim com destaque para os produtos direcionados ao segmento infantil onde entram muitos bordados, aviamentação colorida e tons neons. Para os adultos, diferentes modelagens como skinnies, retas ou bombers, além de saias e shorts com recortes arredondados.
A oitava edição da GOTEX Show acontece em setembro de 2020, na cidade de São Paulo.
Fonte: Vanessa de Castro | Fotos: Divulgação