Guia de FITS do jeans feminino

Quando a primeira modelagem do jeans nasceu, era rígida, ampla e masculina. Então o jeans tomou os rumos da inspiração e virou cobiça do closet feminino. Os anos passaram e seu entrepernas brincou de vestir a silhueta feminina, com linhas retas e soltas. Na década de setenta a modelagem boca-de-sino. Nos volumes oitentistas a febre das calças baggy. E quando o consumidor se cansou dela, o elastano surgiu e dele emergiram as propostas skinny e jegging. Advento que fez até mesmo com que o mercado masculino – tão enraizado nos cortes amplos – ousasse experimentar o lisonjeiro efeito do fit ajustado. Algum tempo depois vieram os anos 2.000 e a vida se acelerou ainda mais. As pessoas comuns precisaram ter disposição de atleta para enfrentar tal ritmo. Vieram então as joggers. Atendendo ao fashionismo vieram também as pantacourts, as cropped flares, a retomada – sem esquecer o fit tapered que nunca deixou de ser idolatrado pelos amantes do vintage.

Algum leitor aí se sentiu perdido com tanta modelagem? Pois saiba que essa sensação é legítima, afinal, a verdade é que o nosso estimado jeans nunca parou de se reinventar – e cada mudança trouxe à tona uma nova nomenclatura, acentuando o caráter comercial das mais sutis alterações das suas medidas. São novidades inflacionárias; pois a cada estação o mercado se pergunta: com que fit eu vou?

No meio de tanto vocabulário específico poderíamos criar uma ciência para identificação do nome correto do fit de cada jeans. Estudantes de moda acabam aprendendo com a prática de um consumidor comum. Mas quando vivenciam uma experiência profissional, são obrigados a dominar por inteiro esse conhecimento que não faz parte do currículo. Sorte de você leitor, que aos poucos, acompanhando nossas matérias, poderá se “letrar” nessa ciência. Iniciando pelo segmento feminino, vamos começar pelo essencial. E com o tempo abordaremos algumas subdivisões envolvendo fits específicos. Vamos começar?

 Skinny

A calça skinny é fruto das evoluções do elastano em nosso setor. Seu fit é ajustado em todo o comprimento: dos quadris aos tornozelos. Mas existem diversos níveis de ajuste: ela pode ser totalmente colada no corpo, chamada ultra skinny; ou clássica, com um ajuste médio. Mas fique atento: se o fit não tiver bolsos (ou tiver bolsos fingidos) e chegar a uma leitura semelhante à calça legging, a nomenclatura muda para jegging.

Slim

Reto e direto em todo o seu comprimento do entrepernas. Assim é o fit slim, uma modelagem que apesar da sobriedade do corte; não fica devendo em nada naquela “bossa que todo jeans sedutor tem que ter”, graças à manutenção do consagrado visual do quadril ajustado.

 

Bootcut

Inspirado nos filmes de cowboys, a bootcut é ajustada nos quadris e acima do joelho. Seu toque evasé abaixo do joelho, no entanto, se expande apenas o suficiente para permitir o uso da bota por baixo da calça: daí seu nome bootcut. Por isso, seu formato é quase reto.

 

Flare

Um dos fits mais charmosos do setor, a calça flare preserva um toque relaxado que não compromete a leitura ajustada dos quadris. Ao mesmo tempo, reinventa o desenho do entrepernas através do caimento evasé entre os joelhos e os tornozelos. Quando esse formato se abre em amplitude dramática e arrastada, é chamada de bell botton ou boca de sino. Quando é mais moderado podemos chamar de kick flare.

 

Pantalona

Por pantalona entenda-se uma calça que segue um formato evasé no decorrer do entrepernas. Diferente da flare ela não é ajustada nas coxas – pois se expande em todo o comprimento. Sua classificação tem subdivisões. Ela pode ser do tipo basic, com quadril solto e entrepernas extremamente amplo; ou trouser, com quadris ajustados e acabamento evasé de alfaiataria. Na versão mais curta que conhecemos por pantacourt, ela pode ser culote com comprimento próximo à panturrilha; ou wide leg terminando um pouco antes dos tornozelos.

 

Boyfriend

A boyfriend tem uma história romântica na origem do seu nome. Ela sugere o visual da calça do namorado vestida no corpo da mulher. Mas no fundo trata-se de uma descendência cheia de atitude, legado do início do uso do jeans na indumentária feminina, quando ainda não existia um fit criado exclusivamente para o gênero. Por isso, seu estilo é ligeiramente oversized, seu gancho relaxado e o corte abaixo da cintura.

 

Girlfriend

Mulheres são exigentes e querem uma versão exclusiva para tudo. Até mesmo para a calça emprestada do namorado. Daí surgiu a girlfriend, um pouco mais sequinha, com cintura média, ajustada na cintura e nos quadris.

 

 

Cropped 

A cropped descende da modelagem fisherman – ou calça do pescador. O que a define é seu formato mais curto acima dos tornozelos e seu entrepernas tubular. Mas hoje em dia essa nomenclatura é levada para outras modelagens de jeans que ganharam versões mais curtas. Entre elas a cropped flare, que tem o mesmo corte e comprimento, porém difere pela bainha evasé.  

 

Mom Jeans

Uma das primeiras versões femininas da five-pockets, o mom jeans surpreendeu ao ser retomado devido à sua origem tão, mas tão distante da atualidade. Como classificá-lo? Pela sua cintura alta natural sequinha, entrepernas reto e tornozelos afunilados. E claro, pelo seu perfume nostálgico de história da moda.

 

Clochard

Aí está uma amostra do quanto o segmento denim sabe competir de maneira agressiva com as escolhas de moda sugeridas em outros materiais. O clochard ou paper bag é um fit que apresenta cintura franzida e cós amarrado em laço. Um visual glamouroso que vem de décadas passadas e clássicas da história da moda. E o nosso setor, como adversário incomparável às demais novidades do mundinho fashion, soube muito bem como se apropriar.

 

Jogger

A palavra de ordem desse fit é o conforto – e também um belo fator descomplicante na construção. A Jogger é o jeans com cós elástico e bainha elásticos, e amarração na cintura, lembrando a estética da calça de moletom.

 

 

Relaxed Tapered

Muito prazer, este é o fit mais atemporal do jeans, pois é unissex. É também a escolha de moda mais frequente dos amantes do setor. O tapered ou carrot, é relaxado como uma boyfriend na cintura e nos quadris. Porém abaixo do joelho se ajusta como uma skinny.

 

Fonte: Vivian David | Fotos: Reprodução