História da Zoomp narrada com irreverência em livro

Uns ousam, outros não. Uns moda, outros não. Uns jeans, uns não: é com esta linguagem irreverente que Renato Kherlakian, fundador da marca Zoomp, registrou em 220 páginas os 40 anos de história da marca em parceria com o jornalista Roland Sclavi e com a editora Senai-SP.



Criada em 1974, a grife literalmente caiu como um raio no gosto dos paulistanos, com uma modelagem em numeração diferenciada que vestia qualquer corpo e tipo físico. Somado à isso, a marca fez história logo em seu primeiro desfile, inovando os padrões da época ao apresentar sua coleção em uma casa de samba em detrimento da passarela tradicional. E tudo isso aconteceu junto com o início da influência das telenovelas na cultura de moda brasileira, onde as celebridades e artistas passaram a adotar o jeans como uma escolha de moda e atitude popularizando o ítem no guarda-roupa coletivo nacional.



A fama de ser um bom lugar para se trabalhar, a fusão da história da marca com o início da carreira da top Gisele Bundchen, campanhas premiadas publicadas nas páginas de revistas influentes; e até mesmo fotos de arquivo pessoal do fundador da marca em suas atividades paralelas de lazer ilustram um pouco da narrativa do livro. O lançamento está previsto para o dia 22 de junho, na Livraria Cultura do shopping Iguatemi, em São Paulo.



“Uns Jeans, uns Não”, promete seguir o humor ácido característico de seu fundador, Renato Kherlakian; e anuncia o conteúdo do livro como um saboroso mergulho de A a Z no universo da grife. Mas acima de tudo, mais uma vez cai como um raio na lista de “cases” influentes para referenciar profissionais e apaixonados pelo segmento, pela devido à importante contribuição conferida na construção da história do mercado jeanswear nacional.


ViVIAN DAVID / FOTOS:REPRODUÇÃO