Ian Berry retrata ‘paraíso californiano’ em obras realistas de jeans

Famoso por suas obras realistas com denim, Ian Berry volta à Londres para sua quarta exposição solo na Catto Gallery. O artista inglês radiado na Suécia, conhecido como Denimu, apresenta seu novo trabalho intitulado “Hotel California” a partir do dia 1º de julho.

Berry transforma jeans descartados da indústria em telas, que chegam a parecer fotografias em tons de azul. O material, além de carregar o vies sustentável do trabalho, compõe um significado cultural as obras por suas dualidades e o poder do denim em unir todas as camadas sociais do mundo.

Para a nova exposição, Ian Berry encontrou inspiração em uma viagem aos Estados Unidos, onde apresentou seu último trabalho, “Behind Closed Doors”, em cidades como Miami, Kentucky e Nova York. A luz e as piscinas que encontrou na Califórnia, quando passou por São Francisco e Los Angeles, trouxeram ao artista o que precisava para suas obras.

Hotel California demonstra um novo nível técnico de Berry, que conseguiu que a luz atingisse as ondas na água, o reflexo das palmeiras e do hotel na piscina e as bolhas de um nadador debaixo d’água. “Algo que eu não acho que as pessoas saibam sobre o meu trabalho, além de ser feito de jeans, é o desafio que eu defini de como ver como a luz atinge as coisas. Como os ladrilhos do chão do corredor, as fileiras metálicas de máquinas de lavar em uma lavanderia ou um tampo de barra polida e brilhante”, apontou o artista.

A exposição segue na Catto Gallery, em Hampstead, até o dia 28 de julho. É possível encontrar mais informações no site oficial do artista, o www.ianberry.org.

Fonte: Redação | Fotos: Divulgação