Inspiramais apresenta as principais novidades em criação, design e tecnologia

Nos dias 4 e 5 de junho, em São Paulo, foi realizado o Inspiramais 2020_II, principal salão de Design da América Latina. O evento engloba integralmente o mercado de design e de moda do Brasil, América Latina e países da Europa, alinhando conteúdo para o segmento de couros, calçados, acessórios, confecção, moveleiro e de bijuterias.

Como principal vocação, o salão busca promover o desenvolvimento de itens com capacidade de transmitir valores essenciais e verdadeiros para o consumidor, fator fundamental para que as empresas obtenham sucesso. O Inspiramais recebe cerca de 7 mil visitantes, entre profissionais do segmento, compradores e formadores de opinião, para conferir de perto produtos com inovações em criação, design e tecnologia. Ao todo, 1000 itens são apresentados por 180 empresas.

“Oferecemos, com um ano de antecedência, o lançamento de materiais exclusivos para fomentar uma indústria cada vez mais inovadora, inventiva, sustentável e com o olho no futuro”, afirma Ilse Guimarães, superintendente da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal).

Nesta edição, o desenvolvimento de todo projeto do Salão é estabelecido pelo tema Zen – em uma atitude que pressupõe a consciência em relação ao próximo e o respeito à individualidade, mostrando que o essencial é algo que beneficie tanto as empresas quanto o consumidor.

“Na verdade, o Salão é um radar que, por meio da análise de consumo, comportamento e tendências mundiais, apresenta as inspirações que vão ao encontro do desejo de homens, mulheres, crianças e adolescentes que vivem em um novo mundo, com apelos e necessidades diferentes ano após ano”, fala Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Design do Inspiramais.

“A força da ‘mentalidade design’, os sentimentos de bem-estar acima de vanguardismos sem sentido, o consumo consciente, as escolhas responsáveis e uma nova interpretação da beleza humana estão em curso. Numa época repleta de polaridades, fica claro que não se trata mais de roupas apenas, e sim, de conceitos estéticos e culturais que determinarão se os consumidores querem conforto, glamour ou liberdade”, completou.

O coordenador abriu o ciclo de apresentações do salão com o Encontro Conexão Inspiramais 2020_II, com conceitos e referências para o próximo Inverno. Dentro da programação de palestras, diversos profissionais experientes da indústria abordaram ainda assuntos pertinentes a todo mercado como Mindset, Nanotecnologia, Biotecnologia e Impressão 3D, entre outros temas.

Projetos Especiais

O Inspiramais 2020_II contou ainda com diferentes projetos como o Comprador, que recebeu representantes de 30 empresas, vindas de Portugal, México, Argentina, Colômbia, Peru, Paraguai, Guatemala e Equador. Os compradores participaram de rodadas de negócios com os expositores do Salão e também compareceram a outras atividades voltadas para comercializações na capital paulista.

Os itens apresentados no Projeto Inovamais e no Projeto Conexão Criativa e Comercial passaram por curadoria da designer Flavia Vanelli, do Núcleo de Design do Inspiramais. O salão promoveu o desenvolvimento de materiais arrojados que colaboram para impulsionar a competitividade e o desenvolvimento tecnológico das indústrias do setor. Os espaços contemplam negócios diversos como inovação em compósitos e tecnologia de demarcação UV e tecidos funcionais, entre outros.

Já o Conexão Criativa e Comercial 2020_II são projetos transformadores, que incentivam e apoiam iniciativas que oxigenem o mercado, estimulando uma nova geração de valores que combinam pluralidade, sustentabilidade e tecnologia. Como resultado, componentes originais com abordagens responsáveis, produzidos por 24 negócios de diversas regiões do país. Entre os destaques, superfícies e produtos realizados com borra de café e aglutinantes naturais e biotecidos desenvolvidos a partir de cultivo de bactérias, entre outros.

O Referências Brasileiras e o Iconografia levaram o preview de tendências da próxima temporada, decodificado pela designer Julia Webber, exaltando a cultura nacional por meio de uma profunda pesquisa histórica e iconográfica da cidade de Petrópolis, celebrando a cultura africana e legado de Santos Dumond. Como resultado, protótipos com novas inspirações em design, superfícies e materiais, desenvolvidos em parceria com empresas dos setores de componentes e produto final de calçado, vestuário, mobiliário e bijuterias.

Dentro do Preview Couro, coordenado por Marnei Carminatti, consultor do Inspiramais, 17 curtumes estiveram presentes com couros bovinos, de peixe, de python, caprinos e outros. O projeto visa estimular o setor coureiro na criação, aperfeiçoamento e promoção comercial de couros acabados e autênticos, incrementando a imagem do couro e dos curtumes no exterior.

No +Estampa, projeto voltado para o setor têxtil – com curadoria do designer e consultor Lucius Vilar, do Inspiramais, diversos estúdios de design de diferentes regiões do país participaram da ação. Ilustrações, designs, padrões e estampas criados decodificam elementos da cultura brasileira por meio de motivos exclusivos, novas texturas e diferentes aplicações, também baseados no conceito da pesquisa e da cartela de cores da temporada.

Finalizando, no Projeto Imagem, também sob curadoria de Lucius Vilar, jornalistas internacionais de veículos reconhecidos no setor participaram como convidados do Salão. A ação tem como objetivo alavancar e fortalecer a imagem do país, das empresas nacionais de moda e dos produtos no exterior.

O Inspiramais é promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Brazilian Leather.

Fonte: Redação | Fotos: Divulgação