Juan Manuel compartilha suas inspirações para arte e sustentabilidade

Outubro é definitivamente aquele mês em que Amsterdam inspira o mundo com seu sangue azul. A Kingpins e o Denim Days, dois eventos grandiosos voltados para o segmento, ocorrem paralelamente. Cada um deles, incluindo uma curadoria valorosa de palestras e talks, uma delas foi ministrada por Juan Manuel da Officina+39, no dia 26 de outubro, durante o evento Denim City Friday Talks – incluso na programação do Denim Days.

Manuel iniciou sua apresentação com uma linha do tempo do jeans 501, o artista colombiano compartilhou sua paixão pelo ambiente das lavanderias, vivenciado em trinta anos de experiência, e comentou sobre a frequente repetição dos gestos e das aplicações que se converteram em uma das suas grandes inspirações. “Os bigodes, os sprays – associei tudo isso com a linguagem do grafite, e achei que seria uma boa inspiração”, disse.

Foi daí que surgiram seus trabalhos em grandes dimensões, Juan trouxe algumas das suas pinturas, e dividiu com os ouvintes um painel inspiracional motivado por cada uma delas. Durante a conversa, contou sobre o início da trajetória artística, usando roupas e pigmentos para criar diferentes camadas e texturas. Em complemento, ilustrou que em algumas de suas telas, os próprios itens de vestuário eram usados como carimbos. Já em outras, as texturas eram puramente orgânicas e criadas a partir da manipulação de químicos e corantes.

Ao longo da palestra, o artista explicou cada uma de suas telas e ilustrou uma fase importante do jeans, como o lifestyle e os acabamentos dos criadores da década de 70, além do mergulho no denim sintético: com efeitos de resina, brilho, clareamento, entre outras experimentações. Contou sobre a realização de peças cada vez maiores, presentes em showrooms da Candiani e principalmente no cenário artístico em si.

Com o tempo e manipulação frequente dos produtos, Juan falou sobre sua luta contra uma reação alérgica muito forte, a partir da qual iniciou uma pesquisa por materiais alternativos que permitissem que continuasse o trabalho e lhe causassem menos reações. “Foi um processo físico mesmo, e com ele eu dei início a um startup criativo muito forte no sentido de manter a ideia de sustentabilidade para além do meu trabalho e buscar novas alternativas”, comentou. “Sustentabilidade é algo que os artistas não pensam muito, geralmente lavam as mãos e pensam – meu trabalho acabou, mas eu busquei informações, fui ler sobre”, afirmou.

Na intenção de obter ganhos reais e compartilhá-los com a indústria, Juan conta que teve contato e foi atrás das lavanderias e dos fornecedores para dar início a sua pesquisa. Ao longo dessa trajetória chegou a Officina+39, onde trabalha atualmente. Entre os maiores orgulhos da companhia, citou o Recycrom, está o pó colorido e sustentável, obtido a partir da reciclagem de roupas e fibras descartadas. Um produto que usa em seus trabalhos, e que está hoje disponível para beneficiar a saúde dos trabalhadores das lavanderias.

Fonte: Vivian David | Fotos: Reprodução