Evento aborda desenvolvimento sustentável na indústria denim

No dia 23 de outubro, Amsterdam recebeu o evento Kingpins Transformers.  O acontecimento é uma conferência bianual, desenvolvida pelos organizadores do Kingpins Show em colaboração com a House of Denim.

O evento foi focado nos temas: sustentabilidade e desenvolvimento do jeans. Como a indústria é uma das que mais poluem no mundo da moda, busca alternativas para produzir um azul mais limpo. Empresas mostraram que tecnologia, inteligência artificial, ciência e sustentabilidade trazem uma nova onda de inovação para a indústria de denim.

Foto: Equipe Guia JeansWear

 

Entre os destaques da edição, está a G-Star, com a presença da expert em denim & sustentabilidade da marca, Adriana Galijasevic. A marca, que sempre investiu na melhoria dos seus produtos quando se trata de sustentabilidade, reforçou a importância de mostrar sempre onde cada produto foi feito, tentando também educar os consumidores.

Há pouco tempo, lançaram uma coleção cápsula, chamada ‘Nosso Jeans mais Sustentável já feito’ (our most sustainable jeans ever), com algodão 100% orgânico, completamente livre de pesticidas e fertilizantes prejudiciais, e com o mais puro processo de corante índigo.

Outra empresa que trouxe novidades foi a Lenzing Fibers, com a Refibra™, que envolve reciclagem de algodão e polpa de madeira, onde a matéria-prima é transformada para produzir novas fibras de Lyocell virgens TENCEL ™ para fazer tecidos e roupas. Ao reduzir a necessidade de extrair madeira de novas florestas, esse método reduz o impacto causado no meio ambiente.

Andrea Venier, da Officina 39, apresentou uma nova tecnologia chama Recycrom, que usando apenas produtos químicos naturais, transforma as fibras de tecido são cristalizadas em um pó fino para tintura, podendo ser usado em fibras de algodão, nylon ou qualquer fibra natural e mistura.

Kingpins Transformers antecedeu a Kingpins e serviu para informar e aquecer o mercado para a grande feira. O evento também acontecera em Nova York, no dia 4 de junho de 2019.

Fonte: Mieko Cabral | Fotos: Equipe Guia JeansWear