LYCRA® aponta pesquisa sobre novos hábitos de consumo dos brasileiros

Durante o Denim Meeting 2019Silvana Eva, gerente de marketing para o mercado de tecido plano da LYCRA®, apresentou a pesquisa sobre “Os novos hábitos e motivações de compras dos consumidores de Jeanswear no Brasil”.

A pesquisa foi realizada pelo Ibope no final de 2018, reuniu 1000 internautas, entre 15 e 54 anos das classes ABCD e que compraram pelo menos uma calça nos últimos 12 meses (para os homens) ou nos últimos 6 meses (para as mulheres). Foram analisados os perfis de compra, como utilizam as peças (jeans e brim), qual a importância, frequência de compra, entre outras questões.

Constatou-se que os consumidores pesquisados têm em média 9 peças de jeans ou brim no guarda-roupa e que no último ano adquiriram duas peças de cada. Entre os modelos mais comprados, as calças jeans ficam em primeiro lugar, seguidas dos shorts e bermudas.

E, quais seriam as características mais procuradas na hora de comprar uma calça? Conforto e qualidade lideram tanto para o brim quanto para o jeans, em seguida durabilidade e baixo preço (jeans), durabilidade, baixo preço e ficar bonita no corpo (sarja) e por fim, custo benefício e ficar bonita no corpo (jeans) e ter ajuste perfeito, custo benefício e cores e lavagem (sarja).

Para 45% dos entrevistados, a motivação para adquirir uma calça jeans é a substituição por outra. 16%, compram uma peça nova quando vê alguma promoção e 12% quando quer algo novo. Para o brim, 22% compra quando vê alguma promoção, 19% quando as calças ficam velhas, 17% quando alguma peça chama atenção.

É interessante observar que a maioria das pessoas nem sempre acha o que está procurando e isso acontece porque não veste bem, em primeiro lugar, ou o preço é alto ou não achou o modelo que gosta. Assim, acabam não comprando nada (48%) ou escolhem a que ficou melhor (35%).

Houve um crescimento nas buscas de compras pela internet, mas ainda as lojas de departamento lideram como o principal local que costumam adquirir suas calças, com 64% (jeans) e 72% (brim), seguidas das multimarcas com 47% (jeans) e lojas de marcas próprias com 35% (brim).

Entre os locais favoritos para realizar a compra estão às lojas de departamento por causa do preço, custo benefício e facilidade em achar a peça. Em relação ao valor do produto, 90 reais é o preço médio gasto em cada peça.

94% buscam algum tipo de informação na hora da compra, sobre os modelos disponíveis ou indicação do produto mais adequado ao seu corpo. E a maioria procura tais informações em adesivos de provador (46%) ou vitrines (40%).

O jeans é muito mais usado que o brim, em média a calça jeans é a escolhida, 20 dias por mês, enquanto o brim, 9 dias por mês. Isso porque o denim está mais presente na rotina como trabalho e dia a dia.

Em relação à modelagem feminina, a tradicional e reta lideram com 57% para o jeans e 54% para o brim, seguida da slim e da skinny. Para o segmento masculino, 56% usam a tradicional e reta no jeans e 45% o brim, seguidas da slim, skinny, larga e saruel.

E, qual parte do corpo buscam valorizar com a calça? As mulheres dizem que querem valorizar bumbum (36%) e cintura (19%) e 11% disseram nenhuma parte. Já 39% dos homens dizem que não querem valorizar nenhuma área do corpo. 71% dos consumidores conhecem a LYCRA® e dizem que traz benefícios como conforto, qualidade e boa modelagem. Já, em relação às marcas de jeans e brim, 21% não sabe ou não lembra qual grife COSTUMA COMPRAR com maior frequência.

Silvana ressaltou que é importante fazer ações nas lojas destacando os produtos e seus benefícios e tecnologias ou ainda com as “digital influencers”, nas mídias sociais, o que aumenta significativamente o aumento nas vendas dos produtos.

Fonte: Vanessa de Castro | Foto: Equipe Guia JeansWear