Lycra promove encontro para setor denim e apresenta nova tecnologia

A terceira edição do LYCRA® Trend Session Jeanswear aconteceu na última quinta-feira, dia 17 de outubro, e trouxe assuntos relevantes para o mercado denim além do lançamento da nova tecnologia LYCRA® FREEF!T®.

O evento reuniu clientes, confecções e, marcas que puderam conferir palestras como “Mitos, verdades e boas práticas na confecção”, onde Jocimar Faé,  Especialista Técnico em tecidosplanos da The LYCRA Company, apresentou os resultados do estudo conduzido pela empresa com confecções e lavanderias no Brasil.

Foram ouvidas cerca de 50 empresas, de micro a grandes, nos estados de São Paulo e Interior, Santa Catarina, Minas Gerais, Ceará, Pernambuco e Paraná. Jocimar destacou a importância no desenvolvimento da modelagem das peças de acordo com as propriedades de cada tecido. “Queremos multiplicar esse conhecimento para todas as confecções e lavanderias, e para isso é essencial contarmos com a ajuda das tecelagens para disseminar essas orientações”, declara Faé.

O conteúdo foi transformado em um guia prático, com o objetivo de divulgar as melhores práticas de confecção para tecidos de denim e brim com o fio LYCRA®, e foi entregue ao público presente. O guia traz assuntos como “Conhecendo e escolhendo tecidos”, “Recebimento e armazenamento dos tecidos com fio LYCRA®”, “Descanso dos tecidos”, “Teste de encolhimento”, “Enfesto e corte”, “Costurando tecidos com fio LYCRA®, entre outros.

Jacqueline Leite, Consultora de modelagem, falou sobre “Como tirar o melhor proveito da modelagem” e destacou a importância do shape perfeito na hora de vestir e nas medidas. “É necessário adaptar cada medida padrão para cada tipo de tecido. Não podemos ter a mesma medida em um tecido que estica 20% e outro que estica 80%, o resultado não será o mesmo, não vai vestir adequadamente. É necessário levar em conta a medida do corpo, do molde e da medida padrão”.

 

Ela disse que é muito importante seguir a ficha técnica do tecido que pode variar conforme alongamento, encolhimento, modelagem, lavanderia, costura…

Roni Almeida, gestor de produto e especialista em jeans da Lunender e Luiza Thayná de Oliveira, marketing da empresa, divulgaram a parceria com a Lycra® na coleção “Jeans Escultural” desenvolvida com a tecnologia LYCRA® BEAUTY em modelos com máximo conforto e, que valorizem a silhueta sem restringir os movimentos do corpo. Foram lançados quatro produtos com até 70% de power e recuperação mínima de 80%. É um jeans premium, com valor agregado mais alto e, por isso, a Lunender tinha como objetivo falar de conforto e tecnologia numa linguagem em que os lojistas entendessem, valorizando os diferentes tipos de corpos, com uma identidade visual, ações com influencers e campanha com a garota propaganda da marca, Juliana Paes.

Silvana Eva, Gerente de Marketing para o mercado de tecidos planos da The LYCRA Company, abriu o evento abordando a “Evolução do jeans nos últimos 10 anos”, e destacou a importância das tecnologias desenvolvidas pela marca LYCRA® e a sua evolução desde a chegada do primeiro jeans com fio LYCRA® no Brasil em 1979, contribuindo para roupas mais confortáveis, com maior resistência, flexibilidade, além de manter a forma por mais tempo.

Nova Tecnologia

A empresa está lançando a novíssima tecnologia LYCRA® FREEF!T®, para o segmento jeanswear. Trata-se de um novo fio com estruturas mais abertas e que oferece ajuste perfeito, alta recuperação do tecido e baixa compressão, proporcionando menos tensão com elasticidade gradual e toque macio. O produto possibilita atender à uma grade maior de tamanho. Tecidos com muito elastano apresentam uma força maior de contenção o que as vezes pode limitar os movimentos, oferecendo menor conforto e alto encolhimento.

A novidade foi desenvolvida com base em dados da pesquisa sobre hábitos de consumo de jeanswear realizada pelo Ibope Inteligência para a marca LYCRA® em 2018, em que foi constatado que 32% das consumidoras brasileiras responderam que as calças não ofereciam o ajuste que ela estava buscando.  Por isto, a nova tecnologia vem para resolver essa oportunidade de mercado.

Fonte: Vanessa de Castro | Fotos: Divulgação