Maroc in Mode posiciona-se como evento fashion estratégico para compras mundiais

A compra do denim mundial ao redor do mundo encontra-se em uma espécie de alvoroço: turbulências políticas, queda da moeda, pressão nos preços e margens; e por último e não menos importante, a necessidade de criar prazos mais curtos para disponibilizar os produtos, antes que as marcas e os compradores comecem a olhar outras opções.

Enquanto o norte da África – mais especificamente o Morocco tem adquirido amplo conhecimento em locais de vendas, eles também estão mais em evidência do que nunca. Tornar a produção mais próxima da Europa, facilitar a logística e além disso, encurtar os prazos de entrega são algumas vantagens de se comprar do Norte da África.

Este aspecto, entre outros, foi mais uma vez apontado como um diferencial do evento Maroc In Mode / Maroc Sourcing, sediado no Marrakech entre os dis 11 e 12 de Outubro. Ao todo, o evento acomodou cerca de 90 companhias divididas em segmentos como Fast Fashion, Malhas e Alfaiataria. Somando-se o mix de expositores de sapatos e produtos em couro, os participantes foram 200 marcas participantes. Cerca de 25 companhias fizeram parte do Denim Cluster, espaço dedicado ao segmento. A grande maioria, formada por expoentes do centro de Morocco, e é claro, por muitas marcas e fabricantes. Entre elas Paris Texas, Madness, Sodecasa, Blue Fingers, para citar algumas. Já no mix de fabricantes, constaram gigantes como Evlox, Kilimdenim, Soorty, Atlas Denim e a brasileira Vicunha.

Mas o que anda chamando atenção mesmo das mídias (incluindo a nossa), é o formato profissional atraente que a feira vem ganhando. Visual merchandising com pegada denim, decoração envolvente com linguagem jeanswear podem ser percebidas nos espaços como do estande CCF. Mostruários de fabricantes renomados como Soorty e Vicunha, e valiosas demonstrações de expertise do setor como o Denim Selvedge de Soorty elevaram o nível do mix dedicado ao setor. Já nas araras das marcas, o tópico trendy da feira orbitou mais ao redor do tema moda de sobrevivência. Logo foram os jeans camuflados – em diversas cartelas de tons – e manchados os que mais constaram nas araras de nomes como Sodecasa e Pris Texas. Confira.

Fonte: Vivian David | Fotos: SL Team