Modelo 501 do jeans comemora 145 anos

O dia 20 de maio é o mais azul de todos: data especial para todos os amantes do denim. Pois foi nesse dia, que o modelo 501 da Levis foi patenteado. E sabemos, foi a partir dele que toda imensa indústria denim nasceu. Até hoje é uma base, um ponto de partida para toda e qualquer criação no setor. O modelo icônico, como sabemos, nasceu da necessidade da luta diária. O sonho dourado pela busca pela riqueza e pelo ouro. Daí veio o bolso porta níquel, a escolha pelo tecido mais resistente de todos. O uniforme que diferencia a particularidade de quem está vestindo, justamente por igualar o visual de cada um ao de todos. Iniciou já sua trajetória pregando a igualdade, e movendo sonhos e ideais.

Desde o lançamento da peça – que equivale à espinha dorsal de todo o setor – o 501 se tornou o elixir essencial do look para a imensa maioria das pessoas. Aqui no Brasil a Casa de Francisca, em São Paulo, está usando a música alternativa para congregar com os fãs da marca desde a semana passada. E segue comemorando nos dias 18 e 20 de maio com música, moda e debates.

Já a nível mundial, a Levis optou por comemorar a lendária data dividindo sua assinatura e seu mérito com os milhões de colaboradores não oficiais, que fizeram a história dessa peça. Uma dedicatória especial à todos os fãs que perduraram o estilo dessa calça, modificando-a e imprimindo sua personalidade através da customização: tema de um vídeo comemorativo do aniversário do modelo.

Junto com a nova campanha, a marca vai comercializar uma seleção de peças masculinas com botões no icônico tom vermelho da etiqueta original. Também está lançando uma tiragem limitada com botões de ouro confeccionada em denim selvedge (o denim tecido em teares antigos e originais). O motivo é a descoberta de um recente estoque morto da companhia, datado de 1947, cujos botões oxidaram para essa cor.

Mas para nós, do GuiaJeanswear, a principal “foto de família” dessa importante data continua sendo aquela ligada ao trabalho braçal. Onde os mineradores posam com seus pesados instrumentos de trabalho, pregando o esforço em busca do sonho de uma vida melhor. Feliz aniversário jeans!

Fonte: Vivian David | Fotos: Divulgação