Museu do Denim reúne mais de 15 mil peças na Itália

A cidade de Verona, na Itália, é sede um acervo de mais de 15 mil peças em denim. A exposição pode ser visitada no Museu do Denim, oferecido pela fabricante jeanswear Elleti Group.

Dedicado à peças histórias, o Museu do Grupo Denim Elleti (MODE) traz uma coleção privada do grupo que datam desde o século XIX até os anos setenta. O acervo agrega roupas bem preservadas e raras, que revelam vida de seus antigos proprietários.

A curadoria ficou à cargo de Stefano Aldighieri, presidente do Another Design Studio, e tem como destaque peças de Levi ‘Strauss & Co., Lee e Wrangler. Além disso, há ainda a presença que marcas que já se perderam no tempo, como Stronghold, Big Mac, Boss of the Road e Gold Medal. O catálogo foi criado em colaboração com Candiani Denim, Nearchimica e Tonello, e traça a evolução do acabamento do denim.

A segunda área do museu, chamada “Stadium”, ganha uma atenção especial ao abrigar 15.000 peças em denim fabricadas pelo próprio Elleti Group desde os anos 80 até os dias de hoje. A coleção serve como um cronograma visual para os investimentos da empresa e experimentação em acabamento. As roupas são exibidas em um ambiente de estádio em sete lances de degraus de concreto.

“Este é o legado que nós, do Grupo Elleti, queremos deixar para as próximas gerações da indústria da moda”, disse Luigi Lovato, fundador do Elleti Group. “Apenas sabendo de onde viemos, é possível saber que direção tomar para um futuro melhor”.

Fonte: Redação | Fotos: Reprodução