O clima de conexão e propósito que marcou a edição de SP

Em 2016, em pela crise econômica e política, nasceu um evento de moda que começou sem tanta pretensão, mas com um grande propósito que exigia muito envolvimento e paixão. Reunindo profissionais de sangue azul e foco no denim, proporcionou encontros de amizade e troca entre profissionais chave do setor. Meetings que naturalmente evoluíram para parcerias de grandes dimensões. Duas edições se passaram e a conexão com o mercado só cresceu. E foi daí que veio o tema “Conexões com Propósito”, que inspirou a terceira edição do tão aguardado Denim Meeting 2018. Desta vez ampliado para dois dias, ele trouxe o lema de analisar a cadeia azul do fio da meada ao produto final, para contribuir com o fortalecimento do setor.

Idealizado pelas empreendedoras Iolanda Wutzl e Marlene Fernandes, CEOs do Guia JeanWear by StyleWf, o evento transcorreu entre os dias 23 e 24 de abril de 2018 no moderno espaço Expo Center Norte em São Paulo. E assim como a agenda, o mergulho proposto para o segmento também foi maior.

Acompanhando a ligação do segmento com a inventividade, obras de arte foram posicionadas entre o espaço reservado ao coffee break e uma linda sala de estar em tons de índigo. Entre elas, a escultura do cérebro ligada por diversas linhas, a qual Vivian David desenvolveu exclusivamente para ilustrar a campanha do evento. Também a impressionante peça de cerâmica, da série Porcionários, do artista pernambucano Leopoldo Nóbrega, doada como ato de amizade e admiração às fundadoras do evento. Mas foi a estrutura de madeira alada, incontestavelmente, a mais registrada entre os denim lovers frequentantes.

Entre os encontros e palestras proporcionadas pelo evento, o espaço do corredor intitulado Ilha do Denim reuniu diversos setores da indústria têxtil, iniciando com o stand da Abrapa, que levou para o Denim Meeting a campanha desenvolvida junto com o IBA – Instituto Brasileiro de Algodão, “Sou de algodão”, participando do evento pela primeira vez, com o propósito de conquistar mais adeptos à campanha.
Criações inspiradoras das tecelagens Capricórnio, Canatiba, Santana, Covolan e Santanense; direcionando não apenas tendências de estilo, mas principalmente acabamentos e composições. Também nesse espaço, os visitantes puderam conferir as variações de jeans elástico da Lycra, contagiando o público com apresentações de ballet, dança contemporânea e sapateado. Para comunicar o valor de toda essa inspiração, Tecnoblu, Haco, Etical e Ecotag ilustraram as direções de mercado para tags e etiquetas do segmento.

Com muita fidelidade ao visual icônico do jeans, a GB Lavanderia permeou seu espaço com diversas criações inspiradas nos vintage desenvolvidas em parceria com a Pizarro. E no Stand da Hi-Tech, os profissionais ligados ao denim puderam se orgulhar dos feitos nacionais no quesito tecnologia, ao apresentar em primeira mão a máquina Quad Static, desenvolvida exclusivamente para o evento, e que em breve, estará disponibilizando o amparo necessário para introdução dos processos biossustentáveis nas empresas de menor porte.

Futuro do denim, tecnologia, consumo e ética, propósito, inovação, lavanderia e empreendedorismo foram os tópicos debatidos no ciclo de palestras e painéis apresentados nos dois dias. E endossando a escolha de cada um deles, o evento reuniu grandes profissionais para falar de cada tópico. Fernando Pimentel, presidente da Abit, deu início as palestras do primeiro dia de evento. Já o segundo dia, que recebeu o nome de Denim Meeting Trends, foi menos técnico e mais focado nas tendências.

Entre desfiles de peças conceito das marcas presentes na Ilha do Denim, muita troca de conhecimento nos painéis e palestras; mais uma vez o Denim Meeting 2018 contagiou pela consistência em trazer tanto no campo do conteúdo quanto da inspiração, uma sintética amostra de tudo o que é pertinente e promissor para mover e unir o setor. O GuiaJeanswear by StyleWF compartilha com muito orgulho o resultado desse evento que já se mostra consagrado, e convida os leitores e interessados a acompanharem a agenda das próximas edições regionais, que o levarão para os principais polos de jeans do país. Denim lovers: foi uma honra e um prazer reencontrá-los!

Próximas datas:

22 de Maio – Maringá – Sebrae
12 de Junho – Goiânia – Mega Moda Shopping
23 de Agosto – Blumenau – SENAI
14 de Setembro – Caruaru – Armazém

Fonte: Vivian David | Fotos: Osiris Bernardino