O Futuro é agora no Verão 2020 da Vicunha

Com o tema Future Loading, a Vicunha promoveu o Vipreview SS20, entre os dias 07 e 08 de novembro, no showroom de São Paulo. Lá foram apresentadas palestras inspiradoras sobre Eco-Design, produção sustentável na Indústria Denim, e Indústria 4.0, além do desfile da Coleção Verão 2020. Os palestrantes escolhidos para debater tais temas foram: Carme Santacruz, diretora criativa da Jeanologia, e Antônio Baluiarda, sócio fundador da Conor Len, respectivamente.

“A partir da ideia de que o futuro está em aberto e é cheio de possibilidades, a inspiração deste lançamento reflete a mentalidade das novas gerações e vai ao encontro do movimento 4.0, revelando que a nova era é fluída, atemporal e acompanhada de inúmeras oportunidades de mudanças”, afirma a empresa.

Tendências

A Vicunha aposta em quatro macro tendências para a estação:  Cool Scouts, Trippy Up, Fem Renaissance e Neo Noughties.

Cool Scouts: Desacelerar, é a palavra-chave, onde jovens super-conectados buscam se reconectar com a natureza e a própria essência. Aqui o estilo prioriza o conforto, o streetwear funcional, sustentável e cheio de bossa, num look despretensioso, porém sofisticado.

Pense também em looks com aspecto preppy mais rebelde e, no guarda-roupa do homem do campo no estilo neorrural de butique.

Os tecidos seguem essas tendências que unem praticidade, sustentabilidade e o slow fashion, em artigos com aspecto rústico, jeans rígido, 100% algodão, clean, sem beneficiamentos, o que gera economia de água e químicos ou ainda com carinha vintage com manchas e tingimentos que ganham aspecto orgânicos.

O true denim surge em shapes clássicos e criações estruturadas, trabalhando costuras bem marcadas e chamativas em áreas como palas, bolsos, cós e barras. A modelagem é comfort em calças e bermudas no estilo cargo, em jaquetas e parkas com pegada utilitária. Além do 100% algodão. Fazem sucesso o moletom denim, malha e bases leves de camisaria.

Entre os colors, destaque para as tramas resinadas, alta elasticidade, tecidos com aspecto protetor e mais resistentes em tons como o caqui, verde militar e off white, além do laranja e amarelo vivo. O xadrez faz sucesso complementando diferentes looks. Capas, casacos, joggers e bermudas surgem em silhuetas oversizeds com detalhes como elásticos e bolsos utilitários.

Trippy Up: Diferentes tribos e o mundo jovem em um mix interessante de estilos e referências onde entram desde o hip hop, grunge dos anos 90, rappers até o surf, grafiteiros, rockers, os festivais de música e as startups do Vale do Silício, com foco ainda na costa oeste norte-americana que reúne as mais variadas subculturas. Aqui entram looks divertidos e super coloridos e peças trabalhadas, customizadas, com misturas de tecidos e detalhes como pespontos contrastantes, frases de efeito, e tons chamativos em cores de caneta marca texto.

Rasgos, puídos, desbotes e efeitos de obras de arte acompanham desde as calças baggy, maxi-jaquetas, coletes alongados até os shortinhos sexys com alto power ou desfiados. Tudo é over, ornamentado, não há regras e nem limites. E o denim, super democrático entra nessa onda rebelde e transgressora explorando diferentes décadas como os anos 70, 80 e 90. Os tecidos são estruturados, rígidos e caimento perfeito. Os colors trazem referências esportivas e shapes clássicos que se combinam em uma estética customizada onde entram neons, nuances primárias e o eterno preto. Destaque para os macacões estampados, jaqueta animal print, peças franjadas e calças decoradas.

Fem Renaissance: Tema mais romântico para mulheres empoderadas, com referências ao séc. 19, as peças com golas altas, saias longas, silhuetas amplas e corpo mais coberto, valorizam a força feminina. Aqui ainda entram toques camponeses em prints florais e silhuetas girly, bordados richelieu e o exagero dos anos 80 com uma pegada minimalista que chama atenção nas mangas bufantes, ombreiras, terninhos, e peças do guarda-roupa masculino.  Os tecidos ganham bases leves, tanto em fibras naturais quanto sintéticas, stretch e toque aveludado bem macio, texturas maquinadas para alfaiataria e o denim original. Os vestidos são peças-chave e surgem com drapeados. Já as pantalonas trazem cortes perfeitos e toque chique e sofisticado. Destaque ainda para os babados, pregas, plissados e pences. O denim surge com super stretch e toque suave, além de tecidos fluídos ou rígidos.

Os tons apastelados garantem a delicadeza das peças também nas calças baggy e carrot e cós altos.

Neo Noughties: Com um olhar no futuro surgem peças que mesclam tecnologia e sportswear onde entram referências às peças high-tech, com sobreposições e volumes amplos, brilhos metalizados ou toques esportivos de alta performance. Fios brilhantes, diferentes lavagens e bases resinadas fazem sucesso. Silhuetas oversizeds combinam referências esportivas e o upcycling cria um mood contemporâneo. As calças surgem em diferentes shapes em volumes confortáveis ou bem amplos. A Stacked Pant – mais larga no quadril afunilando até a canela – é o must have da temporada. Aqui ainda entram detalhes de zíperes, bolsos, tiras e franzidos. Os tecidos ganham brilho e coating diferenciado.

Entre os colors surgem os clássicos preto, cinzas, azul royal e vermelho. A calça utilitária é um dos itens principais nas sarjas e os aviamentos fazem sucesso em bolsos exagerados, plastificados, ilhoses e fivelas em calças, jaquetas e coletes estruturados.

Lançamentos

Vicunha apresentou sua mais nova linha de denim sustentável – a Absolut Eco – que economiza até 95% de água e até 90% de químicos em sua produção. Com matéria-prima reciclada e ausência de tingimento, a novidade é uma alternativa autêntica e inteligente composta por artigos protagonizados pelo algodão, cuja longevidade é garantida graças à reutilização de resíduos do processo produtivo e sobras de fios, que são desfibrados e retornam para a fiação. O resultado é um visual que valoriza a diversidade – fios com vestígios de tingimentos garantem beleza única ao tecido, com efeitos de neps aparentes e sutis irregularidades que conferem apelo rústico e cool aos looks. Os artigos permitem a produção de peças ready to use, que não necessitam de lavagem industrial. As novidades em 100% algodão Pine (11oz) e Morus (11,3oz) garantem o visual authentic denim, enquanto Agar (10,3oz), com 30 % de stretch, garante flexibilidade e maior conforto aos shapes.

No brim, a fabricante reafirma seu DNA sustentável com o lançamento do Eco Squash Color (8,5oz), que leva o selo Eco Cycle em ambas as classificações – “Recycle” e “Less Water”. A produção do artigo visa o uso racional de água e químicos através de aplicação de coating sobre tecido natural, com redução de 32% no consumo de água e de 53% no consumo de químicos e se destaca pela utilização do fio de poliéster reciclado em sua trama, derivado de garrafas PET.  O artigo traz aparência de brim, com o toque e o conforto do moletom. Sua construção com 35% de stretch garante flexibilidade e permite a criação de shapes inspirados no sportswear. Quando explorado em lavanderia, especialmente nas marcações de costura e desbotes, confere um look vintage extremamente atual às peças.

A linha Metallic Denim Color traz artigos premium com fios de LUREX® Supersoft em sua composição. Com toque macio e brilho diferenciado em toda sua extensão, o resultado promove sofisticação às criações e agrega valor ao produto final. A fibra metalizada com brilho permanente se mantém mesmo após sucessivas lavagens. Fazem parte da linha o denim super premium Crystal Blue (9,8oz) e o Denim Crystal Black (9,8oz), com 20% de stretch, e o brim Diamond (7,8oz), com 34% de stretch.

Na linha Perfect Fit que une ciência, tecnologia avançada e moda, surgem artigos com alto desempenho e excelente flexibilidade. As novidades levam a tecnologia dualFX® da Lycra®, que traz elevado grau de estabilidade dimensional, garantindo perfeita recuperação ao jeans.

Entre os destaques, o denim premium Gisele Power (9,4oz) e o denim Gisele Dark Power (9,4oz), ambos Extreme Power, com 60% de stretch, garantem conforto e liberdade de movimento para todos os lifestyles.

Dentro da linha Moove Energy, desenvolvida a partir da exclusiva tecnologia avançada HRS (High Recovery System), denim e sarjas com elevado grau de estabilidade dimensional ganham nesta temporada novos artigos Extreme Power, com mais de 40% de stretch e toque supermacio. O denim Daniela (9,7oz) traz viscose em sua composição, garantindo vestibilidade e conforto. Já o brim Natalia (7,1oz), apresenta composição mista de algodão, poliéster, modal e elastano, mescla que proporciona toque extremamente macio e transmite sensação de bem-estar.

Outros destaques ficam por conta de artigos com até 38% de stretch, como Eduarda (9,0oz), com tonalidade Dark Blue super escura, e Lavine (7,1oz), cetim de composição mista de algodão, poliéster, modal e elastano, trazendo toque macio e sensação de frescor. Já Stefano (9,6oz), com 30% de stretch, se diferencia por ter a trama com fios mélange em tons de branco, cinza e preto, que confere um avesso com efeito mescla.

Com a proposta de levar um visual nobre e sofisticado para o jeanswear, a linha Soft Denim traz neste lançamento artigos Extreme Power, com incrível flexibilidade. Laura (9,4oz), apresenta toque ultra macio e aveludado e se diferencia pela tonalidade Dark Blue. Já Luciana (9,0oz), se destaca pela tonalidade Blue Black, que também pode ser explorada em lavanderia, desde o amaciado – para um visual mais sofisticado – até os processos mais agressivos.

Composta por artigos em 100% algodão, a linha Essential traz novidades em denim premium com visual vintage. Os lançamentos Blaine Light Blue (10,5oz), Iago Royal (9,2oz) e Veder Dark (10oz) garantem efeitos incríveis em lavanderia. Outra novidade é Greener-eco (11,6oz), que leva o selo Eco Cycle por utilizar matéria-prima reciclada e por fabricado com técnicas que economizam até 95% de água nos processos de tingimento e acabamento. No Color, a sarja Matt (8oz) apresenta aspecto diferenciado e nobre, com toque muito macio proporcionado pelo acabamento special touch.
A linha com denims levíssimos de camisaria traz como destaque, nesta edição, um denim premium 100% Tencel®, fibra que permite uma sensação de suavidade ao toque e de extremo conforto, garantindo maior valor agregado aos produtos. Perfeito para o verão, Stuart(5,3oz) proporciona frescor e sua alta capacidade de absorção de umidade contribui para manter estável a temperatura do corpo, além de conferir à peça uma propriedade antibacteriana natural.

Fonte: Vanessa de Castro | Fotos: Equipe Guia Jeanswear