O motivo por trás do retorno do denim ripped nas coleções

O amor ao streetwear e o resgate aos clássicos da moda de rua é o que move também o olhar intenso às customizações que fizeram história no segmento jeanswear. Rippeds, buracos e desfiados são detalhes que colocam o denim em seu visual mais democrático. E ao mesmo tempo, em sua leitura mais inigualável. O Inverno 2020 vai trazer essa característica nas araras do setor: a novidade já não é mais tão inédita assim, mas resgata sucessos do passado.

Logo teremos capinhas retrô recolocado no visual do índigo desbotado, com as bordas lembrando aquela peça que parece estar se desmanchando no tempo. Também as longas saias que tanto salvaram as produções femininas, nos anos 60, 80 e em diversas décadas, atualizadas por fendas centrais e devorês. Some-se a isso corajosas investidas de bainhas experimentais, elevando a idéia de customização a um novo patamar, na modelagem do jeans flare. Nas jaquetas denim, alvo predileto das customizações, devorês vazando a superfície são aplicados como enfeites, confiados a comunicar personalidade e valor às peças.

E não é porque o look de inverno está habituado vestir-se com formas mais sóbrias e cartelas mais escuras que ele vai renunciar ao irrecusável convite de diferenciação da linguagem do denim ripped. Pelo contrário, o mix com lavagem mais clara e aberta, trabalhado em personalizações será um grande coringa. A linguagem, será o principal artifício para resgate de lançamentos do passado, que ainda pairam na memória do consumidor.

A interferência revelando a trama, valorizando a linguagem vintage, e aceitando a imperfeição, carrega em si a habilidade de comunicar fashionismo e esporte nas gerações mais novas; e juventude e atualização, nas mais avançadas. Um excelente artifício para quem quer criar para um target pré-determinado, sem descartar as possibilidades de arrebatar ligações afetivas com uma amplitude maior de gostos, preferências, e gerações.

Fonte: Vivian David | Fotos: Reprodução