O que é Selvedge Denim?

No universo denim, nem todo valor é visível a olho nu. Alguns legados são vistos apenas pelo coração dos denim lovers. O selvedge é um deles. Termo que descende da expressão self-edge, em tradução literal significa borda própria. E nada mais é do que um detalhe estético, uma listra especial (normalmente branca) que percorre a borda do tecido, fruto de um processo de fabricação icônico. Nada tem haver com lavagem ou composição. Trata-se de uma marca registrada que fala das origens mais genuínas e honestas do denim.

Selvedge (ou selvage) é o denim produzido em máquinas de teares antigos, reproduzindo seu modo de fabricação original. Aquele mesmo, da época em que o jeans era usado apenas para a indumentária de trabalho, antes de se tornar um ítem de moda global. Naquela época, os teares eram mais estreitos e as lançadeiras de madeira. Logo, a trama era conduzida de um lado para o outro de modo que os fios se mantinham contínuos em todas as bordas. Com isso, o tecido saía completamente fechado, sem inconveniências como fios soltos nas extremidades. O denim selvedge reproduz essas condições, logo mais força e tempo são empenhados na produção de cada metro de denim produzido no tear. É por esse motivo que o selvedge é mais durável, possui acabamento superior e visual mais limpo. É por isso que ele não desfia, tampouco deforma; e indiscutivelmente possui qualidade superior, se comparado com as tiragens dos teares modernos.

As costuras laterais usadas para completar a linha selvage e compor suas listras, vinham em uma ampla variedade de cores. Nos primórdios da manufatura do jeans Japonês, essas listras eram usadas como uma espécie de tag de identificação, que diferenciavam as manufaturas de fabricação de denim. Inicialmente era mais comum em tom vermelho. Mas atualmente, podem ser encontradas em uma ampla gama de cores e variações.

Para saber se um jeans é confeccionado com denim selvedge, é de praxe dobrá-lo no avesso. É possível identificar a limpeza e o acabamento das bordas; assim como as listras de duas cores de linhas transcorrendo pela costura do jeans. Após os anos 50 o denim começou a ser manufaturado por teares de projétil. O denim comum possui costura overlock na borda, diferente do selvedge que possui acabamento próprio.

Selvedge denim tem sido a escolha ideal de tecido dos fabricantes de jeans premium em todo o mundo. E com certeza é um objeto de desejo que paira na mente dos denim lovers – e principalmente dos experts e profissionais do setor.

Fonte: Vivian David | Fotos: Reprodução