Pernambucanas lança coleção-cápsula sustentável feita por estudante de moda

A Pernambucanas é muito mais do que uma loja. A varejista, há 110 anos no mercado nacional, é também a pioneira em inovações. Como prova disso, a marca acaba de lançar a sua coleção-cápsula sustentável e exclusiva, produzida 100% a partir de tecidos que não seriam mais comercializados e da nova coleção sustentável da Focus Têxtil, parceira do projeto. A assinatura das peças fica por conta de Mateus Rodrigues, estudante universitário da área de moda que venceu o concurso Talentos da Moda Sustentável. A coleção estará disponível em 33 unidades da rede e na loja online a partir do dia 15 de outubro, junto com a coleção de alto-verão.

O “Talentos da Moda Sustentável” é uma iniciativa da Pernambucanas em parceria com a Focus Têxtil, que desafiou três estudantes de moda, selecionados pela equipe de estilo da marca entre os participantes da 2ª edição do Focus Design Vision, a elaborarem suas coleções sustentáveis em sintonia com as premissas pré-estabelecidas no guia de desenvolvimento da Pernambucanas para o projeto.

Ao todo, o processo contou com três etapas: na primeira, os participantes imergiram na Pernambucanas, conheceram e conversaram com as principais áreas comerciais da companhia, realizaram visitar guiadas às lojas e ao centro de distribuição a fim de conhecer todas as etapas que envolvem a criação de uma coleção para a varejista, desde a concepção até o ponto de venda. Na etapa seguinte, cada participante contou com a dedicação de um fornecedor parceiro e de um membro da equipe de estilo da marca, que deram apoio ao processo. Nesse momento, os estudantes puderam discutir cada detalhe de suas criações. Já na etapa final, as coleções foram avaliadas por um júri formado por representantes da Pernambucanas, da Focus Têxtil, pelo estilista Walter Rodrigues e pela jornalista especializada em moda, Lilian Pacce.

Os estudantes tiveram 19 opções de tecidos à sua escolha, entre sobras de tecidos de artigos que não seriam mais comercializados, reintroduzindo-os no ciclo de novos produtos, e da Coleção de Tecidos Sustentáveis da Focus Têxtil. Os tecidos sustentáveis utilizados no projeto são artigos produzidos sem químicos danosos por fornecedores homologados, garantindo que durante toda a produção do tecido não sejam utilizados químicos restritos pelo programa ZDHC (do inglês Zero Discharge of Hazardous Chemicals), que une empresas no compromisso internacional de eliminar o descarte de produtos químicos perigosos.

Vencedor do concurso, o estudante de moda Mateus Rodrigues apresentou coleção formada por seis itens: vestido, camisa, saia, blusa, colete e calça. As peças serão identificadas com uma etiqueta especial e estarão disponíveis em 33 unidades e na loja online.

A partir de outubro, todas as etapas desse projeto poderão ser conferidas no canal da Pernambucanas do Youtube. Confira:

 

Fonte: Redação | Fotos e Vídeo: Reprodução