Pesquisa desenvolvida pelo ODES aponta macrotendências na moda

ODES Report Insights & Tendências de Comportamento e Consumo, desenvolvido pela consultoria Observatório de Sinais, sob comando de Dario Caldas, traz um material superinteressante, pensado para ajudar a inteligência de mercado e a gestão das marcas, distribuído com exclusividade aos clientes e parceiros. Aqui apresentamos um gostinho dessas macrotendências pesquisadas pela empresa.

Tendência Space 2020

Traz o imaginário espacial futurista que volta com força total e, o ano de 2020 aparece como linha de corte para esse futuro imediato que influencia manifestações culturais e o consumo.

Tendência Verde que te quero cool

Aqui a sustentabilidade é palavra de ordem e avança cada vez mais. Há um novo olhar sobre as embalagens sustentáveis, com um apelo mais sedutor e atraente. Outra preocupação é informar sobre a diferença entre orgânico e sustentável.
“Processos químicos e matérias primas artificiais podem, eventualmente, ser mais eficientes e causar menos impacto ambiental do que a escolha intransigente pelo natural”, afirma Dario.

Tendência Grotesco

Uma nova estética, diferente, da negação do belo, fora dos padrões e que passeia entre o extravagante e o ridículo faz parte desse tema. “O clamor por diversidade abre espaço para a ideia de que a beleza não tem regras, comenta Dario. E continua: “o grotesco é um gosto de nicho e agrada a um consumidor jovem, outsider, questionador, que procura formas de consumo que fujam dos padrões socialmente legitimados”.

Comportamento Sneakers Lovers

Os tênis viraram objetos de desejo da moda atual. Eles unem esportes, tecnologia, apelo fashion, transitam das ruas à alta costura e, fazem parte de comunidades de consumidores fiéis.

“Na sociedade de hiperconsumo, alguns objetos têm o poder de funcionar como síntese do espírito do tempo: são uma espécie de imã ou de para-raios, para onde convergem as atenções, energias e paixões. É o caso dos tênis”, observa Dario.

Consumo Wellnessmania

A indústria do bem-estar cresce em meio ao stress do dia a dia, uma forma de escapismo, de olhar para si mesmo, valorizar a saúde, alimentação, meditação, atividades físicas e até o sono restaurador, tão importante atualmente.

“As definições para o fenômeno wellness são amplas e variadas e vão de ‘um blend de saúde e felicidade’ até uma medicina faça você mesmo voltada para a longevidade”, afirma Dario.

O Observatório de Sinais é uma consultoria em inteligência estratégica e tendências de comportamento e consumo, onde realizam estudos de mercado autorais e ad hoc, pesquisas com o consumidor, reports de tendências, treinamentos, palestras e workshops customizados para as necessidades do cliente.

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