Pinterest divulga Relatório de Moda Global 2018

O Pinterest é um aliado e tanto na hora de pesquisar novas tendências e referências de estilo. A rede social de compartilhamento de fotos reúne milhares de imagens, garimpadas por pessoas do mundo inteiro com base em diferentes assuntos. E em se tratando especificamente da moda, o acervo é imenso.

Na última semana, a plataforma divulgou o Relatório de Moda Global do Pinterest de 2018, com tudo que não pode faltar no guarda-roupa das pessoas do mundo todo. De acordo com os dados fornecidos pela empresa, hoje há mais de 602 milhões de pastas sobre moda na rede social, e mais de 21 bilhões de ideias de moda. Com tantas possibilidades, é quase automático recorrer ao site na hora de descobrir novas peças arrojadas e tendências sazonais, e com apenas um clique conhecer novas culturas e cultivar suas referências de estilo.

O Pinterest mapeou as principais tendências de moda com base nas buscas realizadas no site pelos cinco continentes. “Pense no Pinterest como um passaporte, dando às pessoas acesso a uma variedade de estilos do mundo inteiro, diretamente no aplicativo”, dz Larkin Brown, pesquisador de experiências do usuário e estilista interno do Pinterest. Os aumentos percentuais das tendências estão nas pesquisas realizadas de janeiro a julho de 2018, divididos por país. O resultado mostra uma diversidade grande nos gostos, e você confere a seguir:

EUA

Os vestidos estilo batas, soltinhos, conhecidos como “smock dress”, tiveram um aumento de busca em 102%. Ideal para todos os tipos de corpo, a peça mostra que as americanas tem apostado tudo no conforto, sem deixar o estilo de lado. Além disso, “saltos blocos” dominam as pesquisas no quesito sapato, tendo um aumento de 333% nas buscas.

Alemanha

Na Alemanha, os pés a mostra são a grande aposta. O termo “Birkenstocks” teve um aumento de 840% nas buscas. Isso significa que as sandálias que no Brasil ficaram popularmente conhecidas como “sandálias de Jesus”, seguem em alta por lá. A moda marítima também promete fazer a cabeça das Alemãs, que buscaram por “Acessórios Marítimos” +212% nesse Verão. O relatório do Pinterest indaga se esse interesse não está relacionado a nova coleção da Chanel, dedicada á cidade portuária de Hamburgo.

França

Vestidos envelope, aquele transpassado, é a peça que mais tem feito a cabeça das Francesas. Com uma modelagem que valoriza a feminilidade, podemos apostar que esse será o novo hit no quesito elegância, já que o país costuma sair sempre na frente quando o assunto é lançar tendências. A busca pela peça aumentou 262% esse ano. Os macacões também tiveram aumento significativo de 58% nas buscas.

Oriente
Apesar de as pesquisas de moda na França ainda serem fortes, um número cada vez maior de consumidores desse conteúdo tem focado a sua atenção em países como Japão e Coreia. Pesquisas de “Street Style” coreano aumentaram 94% globalmente, assim como as peças tipicamente japonesas, como quimonos (+121%), bordado japônes (+151%) e aventais japoneses (+45%).

Japão

No entanto, a peça desejo no Japão é a “Pantalona”. O fit teve um aumento de 60% nas buscas. Para combinar, as rasteirinhas tomam conta dos pés japoneses, tornando os looks elegantes e confortáveis, com um aumento de 645% nas buscas.

México

Arriba! Os “Vestidos Camisetão” são os líderes de busca em terras mexicanas. Versáteis, elas compõe um look despojado e ao mesmo tempo elegante, e são donas de um aumento em 500% nas buscas. Nos pés, a pesquisa mostra que o clássico ainda está em voga, e os tênis tiveram um aumento de 76% nas pesquisas.

Argentina

As hermanas argentinas estão apostando nos looks de atitude e para isso, estão apostando nas “Jaquetas de couro”. A peça teve um aumento de 553% nas buscas. Os macaquinhos também estão em alta por lá, e aumentaram +97% nas pesquisas.

Brasil

Ah, nosso Brasil, brasileiro, país tropical! Por aqui, o que está em alta nas pesquisas é a calça flare, que tiveram o seu auge na década de 70 e agora voltam com tudo e repaginadas. O aumento nas pesquisas para esse fit foi de 146%. Quem também marca presença nas pesquisas – e no guarda-roupa – é o veludo cotelê. Macio, durável e versátil, o tecido marca presença nas mais diferentes peças e foi pesquisado +200%.

Reino Unido

Na terra da rainha, quem manda é definitivamente a realeza. A prova disso é que “Vestidos com Botão” são a peça mais pesquisada no Reino Unido. O aumento de 96% das buscas prova que Elizabeth II, Kate Middleton e Meghan Markle tidam a tendência dos vestidos sóbrios e elegantes por lá. Nos acessórios, as faixas de cabelo foram pesquisadas +157%.

Austrália

Estampa Leopardo mostra a influência selvagem para as australianas, e a tendência teve um aumento de 110% nas pesquisas. Nos pés, as “Botas Brancas” são a pedida, com um aumento de 246%.

Espanha

Na Espanha, Vestido Maxi deixa o look prático, simples e esvoaçante, e aumentou em 377% as pesquisas. As calças brancas também estão presentes nas pesquisas, com um aumento de 392%.

Africa do Sul

Na África do Sul, as mulheres estão aderindo as botas de cano baixo nos looks. O aumento nas pesquisas pelo calçado foi de 567%. Outra peça que tem feito a cabeça, literalmente, são as boinas. As buscas pelo acessório chegou a +850%.

Fonte: Redação | Fotos: Reprodução