Planta Piloto de Confecção 4.0 é uma das atrações da Febratex 2018

A Febratex 2018 está chegando e o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (SENAI CETIQT) confirmou presença nesta que é a maior feira de tecnologia para a indústria têxtil das Américas. O evento, que está em sua 16ª edição, acontece entre os dias 21 e 24 de Agosto e visa reforçar a importância da inovação tecnológica para o setor. O SENAI CETIQT irá apresentar diversas soluções frente aos desafios de desenvolvimento do capital humano junto à indústria têxtil e de confecção.

“Ver o SENAI CETIQT presente na maior feira do setor é um privilégio e também algo esperado por todos os participantes. Afinal, a história do setor e a história do SENAI CETIQT se confundem. Posso dizer que compartilhamos o mesmo DNA”, destaca Sergio Motta, diretor-executivo do SENAI CETIQT.
Além da participação no Fórum Febratex de Informações no penúltimo dia do evento (23), quando especialistas do SENAI CETIQT e do SENAI Santa Catarina farão palestras gratuitas sobre diversas áreas dos setores têxtil, moda e confecção, a instituição irá disponibilizar uma réplica virtualizada de sua planta piloto de Confecção 4.0. Desenvolvida para facilitar a aplicabilidade dos conceitos da Indústria 4.0, a base conceitual da planta considera manufatura customizada e ativada pelo consumidor final, minimização de insumos, redução de custos e tempo de operação por meio de fluxo produtivo conectado em rede.

“O projeto da planta tem como principal objetivo apoiar as soluções do SENAI CETIQT para a formação do profissional do futuro. Essa integração de educação a um centro de tecnologia e inovação favorece a conexão entre teoria e prática, o que não se encontra em nenhuma outra instituição. No SENAI CETIQT, a combinação entre ensino superior, escola técnica, institutos de tecnologia e de inovação faz com que ela represente a única instituição no país onde o aluno aprende fazendo. É essa a mensagem que queremos transmitir aos participantes da feira”, explica Motta.

Durante os quatro dias de evento, a expectativa é que circulem pelos cinco pavilhões do Parque Vila Germânica uma média de 90 mil pessoas, entre compradores e visitantes, do Brasil e do exterior. Mais de três mil marcas nacionais e internacionais serão expostas na feira, tornando-a, assim, uma geradora de bons e novos negócios, provendo o desenvolvimento e o avanço tecnológico da cadeia produtiva têxtil no mundo.

“A Febratex é uma oportunidade única para que os profissionais da cadeia têxtil e da moda possam se atualizar com conteúdo de excelência, apresentado por profissionais de renome”, finaliza o diretor.

Profissionais do setor, compradores e visitantes interessados em participar da feira podem fazer o credenciamento gratuito pelo site http://febratex.fcem.com.br/inscricoes, até 19 de agosto. Após essa data, será cobrado ingresso no valor de R$ 30. As inscrições para as palestras do SENAI CETIQT são gratuitas e o público terá acesso livre à sala até a lotação da mesma.

Fonte: Redação | Fotos: Reprodução