Primeiros projetos da Confecção 4.0 começam a ser planejados

Quarenta empresários e executivos de alto escalão de empresas têxteis e de confecção de todo o País deram o primeiro passo para a implantação da Indústria 4.0 no Brasil. Eles participam da Especialização Master In Business Innovation (MBI) em Indústria Avançada: Confecção 4.0 – Integrando Tecnologia para Projetar a Indústria do Futuro, oferecida pelo SENAI CETIQT, e desde o primeiro encontro, que aconteceu no dia 6 de abril, são instigados a elaborar projetos baseados nos parâmetros da Indústria 4.0.

“Em seis meses esses alunos-executivos irão criar projetos reais para a implementação do modelo 4.0 na indústria têxtil e de confecção, seguindo a mesma metodologia que utilizamos para desenvolver a nossa planta piloto de Confecção 4.0. Aprendemos fazendo e vamos ensinar como se faz”, pontua Robson Marcus Wanka, gerente de educação do SENAI CETIQT.

CEOs, diretores, superintendentes, consultores e gerentes das empresas Vicunha, Cataguases, Demillus, Karsten, Malwee, Coteminas, Guararapes, JGB, Altenburg, Lailalou, Kalufindústria, Betelsport, Malharia Ventre Livre, RUUniformes, TBUniformes e Sistema FIEP, entre muitas outras, participam do MBI. Serão seis encontros em um hotel no Rio de Janeiro, além de aulas à distância – 80% da carga horária.

A MBI em Indústria Avançada: Confecção 4.0 segue por cinco eixos temáticos: Estratégias de Inovação e Posicionamento de Negócio; Materiais e Produtos; Processo Produtivo; Confecção 4.0 e Projeto e Análise de Viabilidade.

Ao longo de toda a especialização, os alunos-executivos contam com aulas, palestras, videoaulas e dinâmicas colaborativas com vários especialistas, profissionais conceituados em suas áreas de atuação, que compartilharão conteúdo e darão dicas e orientações para que os participantes incluam cada vez mais soluções tecnológicas em seus processos e possam aos poucos implantar em suas fábricas o modelo 4.0.

Fonte: Redação/Abit – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção | Fotos: Reprodução