Retrô com toque de malandragem é tendência em Milão

Glamour nas ruas de Milão: no look masculino, atualmente ele é pura malandragem. Mistura o conceito preppy arrumadinho, ao toque desleixado do chinelo com meias; veste o fit antiquado e nerd, com acessórios que remetem ao poderoso look máfia. E assim, a mesma tendência streetwear identificada em Londres se legitima na capital italiana, com a diferença de uma pegada retrô maior. Nesse garimpo entre o ultrapassado, o esportivo e o urbano; a silhueta masculina vem descobrindo novos volumes e comprimentos para o look – criando misturas que transitam do marginal ao chic.



Entre elas, temos literalmente a figura do “jeca”, que usa a calça esquecida no tempo com a cintura entre as costelas, junto à camisa floral e óculos espelhado – estilo mau elemento. Também a produção com bomber de oncinha, atestando o intercâmbio da tendência unissex entre os gêneros, conferindo ao menswear a autoridade de vestir-se como quiser. E da figura do malandro descolado, temos aquele corte afunilado do jeans, com tornozelos à mostra – sublinhando principalmente a cartela white denim. Entre os truques deste personagem, temos a sobreposição de camadas de jeans expostas, apresentando-se como toque de styling perspicaz.



Dos anos 90, temos as cores saturadas jogando uma pegada hip-hop nos looks; onde jeans relaxado volta a ser desejo. E no meio de todo esse mix, a camisa de colarinho aparece como dupla ideal para o jeans – com o toque de atualização de um comprimento mais curto, em contraponto ao volume mais amplo: criando um desenho quadrado enfático e pesado na parte superior do look.

VIVIAN DAVID | FOTOS: phil oh, KUBA DABROWSKI/WWD, Acielle Tanbetova, ROBERT SPANGLE