Rhodia comemora 100 anos no Brasil investindo em sustentabilidade

Na última terça-feira, a Rhodia celebrou seus 100 anos de atividade no Brasil durante um almoço para a imprensa, em São Paulo. Na data comemorativa, a empresa apresentou seus planos futuros, com foco no investimento em ampliação da sustentabilidade dos seus processos industriais e produtivos.

A centenária companhia foi fundada em 1919, iniciando a produção têxtil com fibra rayon viscose dez anos mais tarde. A ampliação em solo nacional seguiu em 1936, com a instalação da marca de lingeries Valisère, feitas com os fios artificiais. Mais tarde, em 1975, a Rhodia abriu oficialmente seu Centro de Pesquisa, o CPP, onde dedica o desenvolvimento de inovações e aplicação de tecnologias ligados a química.

Em 2006, outro grande passo foi dado pela companhia: a instalação do abatimento estufa no Brasil, no escopo do Mecanismo de desenvolvimento Limpo (MDC) do protocolo de Kyoto.

Dois anos mais tarde, a Rhodia ainda inaugurou a revolucionário Emana®, uma inovação tecnológica no setor têxtil que possibilita a criação de vestuários bioativos capazes de promover um novo nível de interação entre o tecido e a pele, a fim de aumentar o bem-estar. A matéria-prima aparece em artigos denim com as tecelagens Canatiba e Vicunha.

E as inovações seguiram neste ano, com o lançamento do Amni® Soul Cycle, primeiro fio do setor de poliamida biodegradável e reciclada do mundo. A fiação é reciclada a partir de resíduo têxtil industrial (pré-consumo), regenerada e transformada novamente em fio têxtil.

A novidade não apareceu sozinha, vindo lado a lado do Amni® Dynamic, fio têxtil de poliamida de secagem ultrarápida, inédita no mercado. A matéria-prima tem como principal relevância para a confecção de roupas esportivas e fitness. Os produtos sustentáveis da Rhodia são utilizados por marcas como Arezzo, Usaflex e Trecking Field.

Os investimentos em projetos para ampliar práticas sustentáveis nos processos produtivos e desenvolvimento de inovações, aparece como um dos principais objetivos da Rhodia até aqui. O compromisso é assumido mundialmente pelo grupo Solvay, na qual a empresa faz parte, no mercado tais como: Agro, Home e Personal Care, Coatings, Petróleo e Gás.

“Há muito tempo a indústria química mundial já entendeu que nenhuma empresa ou negócio pode crescer às custas do planeta. Por isso, estamos empenhados em construir a Química Sustentável, que utiliza de forma responsável os recursos de que dispõe e valoriza os recursos renováveis em seus processos e no desenvolvimento dos produtos que usamos no nosso cotidiano”, disse Manique, Daniela presidente do Grupo Solvay na América Latina.

Texto realizado em colaboração com Laura Yamade | Fotos: Reprodução